quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Jogos 3: Bowling, Puzzle, Samurai e Torres (ZX81 MIA)


E hoje temos uma verdadeira "bomba". E "bomba" porquê? Porque esta compilação inclui os primeiros jogos conhecidos portugueses para computadores da marca Sinclair, neste caso o ZX81. Dois deles são adaptações, mas os outros são originais desenvolvidos pelos programadores da LOG em Agosto de 1982, ainda anterior a L.A.S.E.R., que foi divulgado em Setembro desse ano. 

O primeiro jogo é Bowling, que curiosamente vimos pirateado numa cassete Brasileira. Permite até quatro jogadores em simultâneo e, surpreendentemente, é bastante divertido, em especial quando jogado em família (foi o que fizemos).

O jogo seguinte da cassete, Samurai, não sendo original, é uma adaptação e tradução para a nossa língua. Não tendo as instruções, não é fácil perceber o que se pretende, mas parece ser um misto jogo de tabuleiro e estratégia.

Puzzle é o terceiro jogo da cassete, e mais uma vez estamos perante um programa original da LOG. A ideia é ordenar as peças numeradas de 1 a 15 de um puzzle, para isso existindo uma casa livre que permite ir movimentando as peças.


Finalmente, o último jogo da cassete é Torres, a adaptação e tradução de Torres de Hanoi para a nossa língua. 

Esta cassete foi um verdadeiro achado. Sabemos ainda que a LOG lançou quatro destas compilações. Também temos a número 4, embora não contenha originais, apenas jogos estrangeiros já preservados. Quem sabe o que se encontra nas cassetes 1 e 2? Pode ser que um dia as encontremos...

Poderão descarregar aqui a cassete.

6 comentários:

  1. Se andavam à procura dessas relíquias, já podiam ter dito. Tenho por cá esses 4 jogos à uns anitos guardado no servidor de relíquias nacionais. Esses tinham-me sido dados por um dos programadores, que acabei por passar depois para o emulador. Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que for nacional e ainda não esteja preservado, estamos interessados. Quem foram os programadores? Era pessoal da LOG? E já agora, ainda procuramos o Jogos 1 e Jogos 2 :)

      Eliminar
    2. Eis também alguns dos que procuramos:

      https://planetasinclair.blogspot.com/2021/02/25-mias-mais-procurados.html

      Eliminar
    3. Nuno, temos todo o interesse em ver o que está nesse servidor de relíquias. Quem sabe o que ai vamos encontrar... ;)

      Eliminar