sábado, 7 de maio de 2022

Ficheiro de Cassetes de Vídeo (MIA)


Há uns tempos encontrámos um lote à venda numa popular página de leilões. O vendedor, João Almeida Fernandes, apesar de ser novo demais para ter passado pelo ZX Spectrum nos anos 80 (nem era nascido), está sensibilizado para a necessidade da preservação do software português. Permitiu-nos assim adquirir o lote de cassetes (encontrámos mais algumas coisas que no devido tempo iremos disponibilizar), no qual se encontrava esta cassete, que aliás foi o motivo pelo qual ficámos com tudo.

Ficheiro de Cassetes de Vídeo (Astor Software) tem desde logo uma curiosidade: o seu autor é José Neves, um dos donos da Neval, a empresa que detinha a marca Astor, que de resto ainda hoje existe.

A segunda curiosidade está relacionada com o antigo dono da cassete (antes do João). Assim, utilizou-a para criar a sua base de dados. Como não tem dados confidenciais, optámos por deixar esse ficheiro junto com o resto do material que partilhamos.

Agora a má notícia. Para já ainda não conseguimos criar um .tzx perfeito. Ou melhor, ele está criado, mas devido ao sistema de fast loading da Astor, na maior parte dos emuladores tem que se utilizar um pequeno truque. Assim, depois do ecrã carregar, tem que se voltar a carregar esse mesmo ficheiro (ou na máquina real andar uns segundos com a cassete para trás), para que o programa seja carregado. Já experimentámos inclusive a colocar um bloco com uma pausa, mas sem sucesso. De qualquer forma, se utilizarem o Fuse, o programa carrega sem qualquer anomalia.

Poderão assim vir aqui descarregar este lançamento. Se alguém conseguir criar um .tzx ou .tap perfeito, por favor, envie-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário