domingo, 1 de maio de 2022

Rescaldo do dia 23 de Abril em Cantanhede

Finalmente consigo arranjar tempo para descrever um pouco aquilo que se passou em Cantanhede no fim-de-semana de 23 e 24 de Abril de 2022, por ocasião do 40º aniversário do ZX Spectrum. Foram dois dias muito preenchidos. Tão preenchidos que me impediram de ver metade das palestras, pois estava a tratar de outras partes relacionadas com o evento.

Tudo começou com a sessão de abertura por parte do Executivo da Câmara Municipal de Cantanhede, na pessoa do Dr. Pedro Cardoso, que realçou a importância do evento e do Museu para o Concelho.

Seguiu-se a palestra de um dos filhos de Sir Clive Sinclair, Crispin Sinclair, que esteve à conversa com o fundador e curador do museu LOAD ZX Spectrum, João Diogo Ramos. Infelizmente foi uma das palestras que não tive oportunidade de ver na totalidade, pois estava ocupado com os preparativos da seguinte, precisamente aquela em que apresentava o meu livro, no entanto, do que apanhei, foi uma sessão informal, onde se foi falando da vida pessoal de Sir Clive Sinclair, mais do que da sua obra. Isso ficaria para outros oradores.

Seguiu-se a minha apresentação, precisamente no Dia Mundial do Livro, dia do lançamento de “Os Programadores Portugueses”, que é também o primeiro livro do museu. Falei um pouco da forma como o livro nasceu, alguns episódios curiosos foram contados, quer por mim, quer pelo João Diogo Ramos, que considera a obra como a "Bíblia" daquilo que se fez para o ZX Spectrum em Portugal, um elogio que aceito com todo o orgulho (e sem qualquer falsa modéstia).

A sessão de autógrafos que se seguiu foi um rotundo sucesso, estando a primeira tiragem do livro esgotada. Foram dezenas e dezenas de dedicatórias que fui escrevendo no livro, impedindo-me de ver as duas palestras que se seguiram

A primeira delas, e que se seguiu imediatamente à minha, foi a de Miguel Guerreiro, o criador do sistema esxDOS, que permite utilizar cartões de memória com os computadores ZX Spectrum. O Miguel veio relatar na primeira pessoa todo o processo de conceção. Terei depois que ver a gravação do evento, para então ficar a par daquilo que foi dito. De qualquer forma, fica já aqui uma revelação: o Miguel vai ajudar na conversão do Vasco da Gama para o ZX Spectrum... 

Seguiu-se então uma das grandes surpresas da manhã: novo jogo apresentado por Filipe Veiga e que se passa no cenário do Museu LOAD ZX Spectrum, cujas salas estão fielmente retratadas no mesmo e deixaram a audiência de água na boca para o futuro lançamento do jogo. Infelizmente apenas apanhei a parte final, pois estava ainda na sessão de autógrafos, bem acompanhado de Clive Townsend, mas o que vale é que já conhecia o jogo.

Entretanto, depois de um almoço que foi necessariamente rápido, a sessão da tarde foi iniciada pela intervenção da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dr.ª Helena Teodósio, que veio reforçar o interesse e frisar a necessidade de expansão do museu, referindo estar-se a trabalhar nesse sentido. 

Quanto ao João Diogo Ramos, contextualizou o processo de concepção do museu e partilhou com os presentes diversas novidades que o museu irá lançar nos próximos tempos, continuando o caminho ambicioso que tem sido trilhado.

Seguiu-se uma muito interessante palestra por parte de Grant Sinclair, o sobrinho de Sir Clive Sinclair e filho de Iain Sinclair, um designer industrial que desenvolveu diversos dos produtos da Sinclair como algumas calculadoras e amplificadores (e também um xadrez electrónico que comprei quase que por acaso e que é bastante cobiçado). Esta apresentação teve o condão de apresentar fotos de diversos protótipos de invenções desconhecidas de Sir Clive Sinclair. Não obstante, este ilustre orador transmitiu posteriormente a surpresa com a completude do espólio do museu, tendo inclusive referido que foi a maior concentração de objetos Sinclair que já tinha visto juntos.

Seguiu-se uma entrevista muito bem conduzida pelo maior coleccionador português do ZX Spectrum (e possivelmente mundial), Luís Rato, a Philip Oliver, um dos famosos Oliver Twins, que numa conversa empolgante contaram a história da sua participação no desenvolvimento de inúmeros títulos, focando-se nos do ZX Spectrum. Foi um dos momentos altos do evento, ou não fosse Philip um comunicador por excelência, deliciando-nos a todos com a sua genuína simpatia.

Outra das surpresas do dia estava reservada para a sessão do legado da TIMEX, conduzida por João Diogo Ramos e que contou em palco com João Encarnado, Álvaro Lopes e mesmo antigos funcionários da TIMEX que estavam presentes, num momento único de comunhão entre os oradores e o público. 

Na audiência encontrava-se também por exemplo Susan Gomes, uma das filhas do Sr. D’All. que foi o Escocês que estabeleceu e liderou a fábrica da TIMEX em Portugal a partir de 1970 (ainda antes dos computadores). 

Do Brasil veio o breve testemunho de Luís Bandeira, ex-director comercial da TIMEX e um dos primeiros colaboradores da aventura dos computadores. 

João Diogo Ramos apresentou diversos documentos históricos de um espólio de alguns milhares de documentos de ex-colaboradores, preservados pelo museu e que vêm trazer informação fundamental para reconstruir e documentar esta história importante. Esse foi aliás um dos reptos feito por João Encarnado ao anfitrião do evento, e que foi prontamente aceite. 

Uma das surpresas foi preparada por Álvaro Lopes que apresentou um trabalho estratégico e até surpreendente de reconstrução do coração dos computadores da TIMEX, um componente chamado de SCLD e que brevemente passará a ser possível substituir, fruto do trabalho deste voluntário do Museu. 

À noite, depois do jantar, já no Museu LOAD ZX Spectrum, crianças, jovens e graúdos deliciaram-se e cristalizaram recordações com os jogos preparados no espaço preparado para o efeito. 

Houve também tempo para uma demonstração do chamado demoscene por Miguel Guerreiro que permitiu explorar as características mais avançadas destes pequenos computadores. 

Mas a maior surpresa veio da sessão multimédia do músico Francisco Saldanha e Ricardo Cruz que brindaram os presentes com um espetáculo que conjugou as bandas sonoras em 8 bits de filmes, que foram acompanhados pela projeção das imagens dos jogos de Spectrum respetivos e incluíram títulos com Regresso ao Futuro, Batman, Platoon, Predador ou E.T..

3 comentários:

  1. Anónimo2/5/22 11:00

    Vai ser possível mudar a SCLD dos Timex?
    Só me apetece perguntar: mas como?
    Isso promete muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um projecto fantástico :)

      Eliminar
    2. Olá Anónimo :)

      Sim, vai ser possivel mudar a SCLD do Timex caso esta esteja danificada ou caso alguem queira alterar o comportamento da SCLD original, ou caso alguem queira criar um "clone" do Timex e lhe falte a SCLD. O módulo de substituição irá ter o mesmo tamanho do integrado original, podendo ser soldado directamente na board (ainda estamos a avaliar se será possivel usar um "socket" para poder depois substituir ou alterar mais facilmente).

      Eliminar