sexta-feira, 20 de maio de 2022

Tutorial do Concurso #13: A Obsessão do PI!


Nem só de videojogos vive o Homem...

Os computadores são uns intrometidos e metem-se em tudo: processamento matemático, processamento de texto, processamento de imagem, processamento de som, etc.. Hoje vamos tratar de programação matemática. Um dos primeiros problemas que deram aos computadores electrónicos foi um problema matemático: calcular trajectórias de balas de canhão.

Mas há um problema matemático que o Homem anda a tentar resolver há milhares de anos: o cálculo dos dígitos do número PI. Já conseguimos uns biliões de dígitos mas ainda faltam alguns dígitos para conseguirmos acabar de resolver este maldito problema...

É esse o problema que propomos para hoje. Com o programa que apresentamos hoje, talvez algum dos nossos leitores acabe finalmente de resolver este problema.

Se alguém quiser ver a última rotina em alta velocidade, pode ver aqui.

Não vamos entrar em pormenores matemáticos porque o próprio programa já apresenta material suficiente para atordoar o comum dos mortais. Portanto, adeus até ao nosso regresso.

Para ler as duas listagens é mais fácil aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Fica também aqui uma pequena actualização aos prémios oferecidos pela Teknamic (acresce às do Zé Oliveira, Planeta Sinclair e Museu LOAD ZX Spectrum). Juntou-se mais umas coisas bem apetecíveis. E se entretanto tiver novos lançamentos, também serão oferecidos ao melhor trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário