quinta-feira, 19 de maio de 2022

Yet Another Krappy Shooter


Nome: Yet Another Krappy Shooter
Editora: NA
Autor: KrappyGamez
Ano de lançamento: 2022
Género:Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

KrappyGamez volta a surpreender-nos com um jogo que tem tanto de simples, como de eficaz. E mais uma vez para os computadores 16K, embora tenhamos dúvidas se ainda haverá muita gente a ligar a máquina física com tão escassa memória...

O título Yet Another Krappy Shooter diz tudo. É um shoot'em'up, tal como o nome indica, mas também é um pouco "crap", no bom sentido, diga-se. De facto, mesmo com o grafismo e cenários básicos, o som idem idem aspas aspas, mas tem uma jogabilidade imensa, a fazer lembrar aqueles jogos dos primeiros tempos do ZX Spectrum, sem grandes artifícios, mas que imediatamente cativam o jogador. E temos a certeza que era isso que o programador pretendia, pelo que se pode dizer que Yet Another Krappy Shooter cumpre exactamente aquilo a que se propunha: um tiro'neles frenético, sem grandes preciosismos, e sem nos dar tempo para apreciar devidamente os inimigos. Um pequeno descuido, e somos atingidos.

Um dos pontos mais importantes neste género de jogos é o scroll. Impõe-se que seja fluído, sem saltos ou que emperre, doutra forma arruína completamente o desafio (temos alguns casos que prometiam muito e que depois eram arruinados precisamente por andarem aos "solavancos"). É o que aqui acontece (um scroll fluído), pois a nave desliza maravilhosamente pelos cenários.

Yet Another Krappy Shooter também não sofre do síndroma dos tiros invisíveis. Com os fundos pretos, muito dificilmente isso aconteceria, mas mesmo assim, com a quantidade de tiros e inimigos que estão permanentemente no ecrã, em momento algum ficamos perdidos a pensar naquilo que nos terá atingido.

Alguns elementos do cenários são destrutíveis (e bem necessitamos de os eliminar, se queremos aumentar a área de jogo e escapar aos tiros adversários), e alguns inimigos deixam um bónus, que duplica o poder de fogo durante algum tempo, sendo estas as poucas benesses que vamos ter. Por outro lado, a nossa nave pode levar algum dano (tiros), não se perdendo imediatamente a vida. Isso permite que apesar de um grau elevado de dificuldade, consigamos estar largos minutos a jogar, aumentando o sentimento de satisfação. 

Depois, o jogo é bastante divertido. Era isso que KrappyGamez pretendia, sendo mais uma vez muito bem-sucedido...

Sem comentários:

Enviar um comentário