segunda-feira, 2 de maio de 2022

Ms. Nam-Pac

Nome: Ms. Nam-Pac
Editora: NA
Autor: Jordi, Jarlaxe
Ano de lançamento: 2022
Género: Labirintos
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
memória: 128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Ms. Pac-Man, jogo lançado em 1984 pela Atarisoft, foi durante muitos e longos anos o rei dos Pac-Man no ZX Spectrum. Nesse jogo era recriado o famoso desafio das arcades, dando-lhe nova roupagem. E um laço no cocuruto, o que quer dizer que estávamos perante uma senhora... Agora Jordi volta ao tema (tal como muitos fizeram nos últimos tempos), oferecendo-nos mais uma versão deste popular jogo. A questão que fazemos é apenas uma: faz sentido ter mais uma versão, a juntar às 1.001 já existentes? Temos algumas dúvidas, mesmo se estamos aqui perante provavelmente uma das melhores, senão a melhor. No entanto, devido à saturação do tema, acaba depois por cair no esquecimento, o que é uma pena.

Esta nova versão tem três níveis, sendo que depois regressa-se ao primeiro. Quer isso dizer que estamos perante um desafio sem fim, ideal para se quebrar recordes. Uma nota prévia: ainda estamos perante uma versão beta, e isso nota-se, pois por vezes o jogo crasha. Não estamos por dentro da programação, mas à primeira vista não nos admiraríamos que tivesse a ver com a música que foi adicionada, levando a alguns conflictos. Já agora, a música e o som são excelentes, pelo que se a causa dos bugs estiver aqui, compensará de certeza resolvê-los.

Mesmo que quiséssemos apontar lacunas a Ms. Nam-Pac, com exclusão da falta de originalidade, elas não existem. Tudo corre sobre rodas por aqui. A fluidez é magnífica, conferindo uma jogabilidade impressionante, atrevemo-nos a dizer que mesmo superior à da versão das arcades

Graficamente também está excelente, prova de que estamos perante um trabalho de programação de mestria, pois não se nota o mínimo sobressalto, problemas de atributos, ou o que quer que seja, e que nos faça diminuir o prazer que se tem com este jogo. Quem gosta de Pac-Man, irá ficar plenamente satisfeito com esta versão (após limpeza dos bugs que ainda existem).

Tivesse saído esta versão nos anos 80, ainda antes da conversão da Atarisoft, e estaríamos perante um jogo de antologia, a figurar nos grandes clássicos do ZX Spectrum. Saindo agora, de alguma forma este reconhecimento vai sair obscurecido, mas isso não obsta a que possamos ter aqui muitas e muitas horas de diversão. Longa vida a Pac-Man e à sua senhora!

Sem comentários:

Enviar um comentário