sexta-feira, 13 de maio de 2022

Tutorial do Concurso #12: Patrulha nos Asteroides

Apresentamos hoje mais um pequeno jogo escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros.

Entrem crianças, entrem. Sentem-se que vamos começar imediatamente. Sei que estão ansiosos por conhecer a história da Patrulha Nos Asteroides. E, quem sabe, talvez quando forem grandes, também queiram ser patrulheiros. Se olharem para o ecrã podem ver alguns dos nossos heróis.

Na primeira patrulha foi usada uma nave em segunda mão para patrulhar o sector 81. Para as 4 patrulhas seguintes fomos até à nossa garagem e fizemos naves semelhantes. Essas naves serviram-nos bem porque o sector 81 não tinha inimigos - o único problema era abastecer a nave de combustível. Podem ver aqui a nave da patrulha número 5 que agora está exposta no museu.

Para a Patrulha número 6 fizemos uma nave mais avançada com warp speed e aventurámo-nos até ao sector Spectrum. Essa nave foi destruída mas, podem ver aqui a nave que foi usada na patrulha número 7 que era semelhante à da patrulha número 6.

Mas o sector Spectrum revelou-se mais perigoso pois encontrámos inimigos. Então, na patrulha número 8 tivémos que montar armas na nave. 

Podem ver aqui a primeira nave com armas que também está exposta no museu.

Nesta nave da patrulha número 8 experimentámos viajar pelo hiperespaço mas tivémos que desistir disso, pois provocava psicoses nos tripulantes. 

Depois disso, conseguimos deitar as mãos a uma nave inimiga e com os motores que retirámos da nave e fizemos uma nave de alta manobrabilidade. Podem ver aqui essa nave.

Infelizmente não conseguimos reproduzir essa tecnologia e não fizemos mais naves assim. Mas também não foi necessário porque essa nave era invencível e, assim, limpámos todos os sectores de asteroides.

Finalmente, este ano o governo autorizou o orçamento para mais uma nave. Podem ver no ecrã a nossa mais recente construção acabada de sair da fábrica.

Convidamos os leitores a examinar as listagens e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los.

Para ler as duas listagens é mais fácil aqui.

Para fazer download dos vários ficheiros, clica aqui.

Para jogar online, clica aqui.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário