quinta-feira, 12 de maio de 2022

The Royal Game of Ur


Nome: The Royal Game of Ur
Editora: NA
Autor: Mark Bennett
Ano de lançamento: 2022
Género: Jogo de tabuleiro
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 2
Link para descarga: Aqui

Quem nos conhece sabe que somos aficionados dos jogos de tabuleiro, nomeadamente quando tem mais do que a sorte, isto é, estratégia envolvida. É o caso de The Royal Game of Ur, um antigo jogo da Mesopotâmia que desconhecíamos por completo. O passo seguinte vai ser comprar um tabuleiro físico, mas até lá vamo-nos contentando em jogar no ZX Spectrum. E até permite dois jogadores em simultâneo, o que é uma vantagem quando se tem a família em casa...

As regras são muito simples. O tabuleiro tem três planos (ou linhas). Uma específica de cada jogador, o que quer dizer que quando as suas peças se encontram nessas linhas, estão em segurança, e uma a meio, no qual os adversários se podem digladiar entre si. Isso acontece quando existe uma peça colocada nessa linha e o adversário tira pontos exactos com o dado para colocar uma das suas peças sob essa. A peça que se encontrava no tabuleiro então desaparece, voltando para a grelha de partida (um pouco como o Ludo).

Mas ao contrário do Ludo, que quase por inteiro envolve apenas a sorte (ou azar) aos dados, The Royal Game of Ur tem muito mais estratégia envolvida. As rosetas (existem cinco no tabuleiro), além de permitirem ao jogador fazer nova jogada (a propósito, os dados vão de zero a quatro), a que se encontra na linha intermédia em plena zona de combate é também um ponto de segurança. O jogador que posicione lá uma peça, não a vê retirada pelo adversário. Assim, muito da estratégia associada a este jogo passa por controlar a roseta do meio, mas também saber quando se utilizar as restantes rosetas (duas para cada jogador), que permitem a repetição de jogadas. A ter em conta ainda o facto de apenas poderem sair do tabuleiro peças quando um número exacto de pontos no dado que é perfazido. 

Sendo o programa desenvolvido maioritariamente em Basic, nota-se alguma lentidão, mas a maior lacuna até está associada à fraca IA do adversário (quando jogado contra o computador). É relativamente fácil vencer o desafio, pois a prioridade do computador é sempre tirar as peças em vezes de controlar os pontos fulcrais do tabuleiro. Agora, se arranjarmos um adversário à altura, o jogo aumenta em muito o seu interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário