quarta-feira, 25 de maio de 2022

Vídeo de City Connection 128K


Esta é uma daquelas histórias que vale a pena ser contada... 

Como sabem, City Connection de 1988 (Manuel Lemos, Ricardo Pinho e Paulo Gordinho) ainda não está preservado, apesar de existir um .z80 com a versão 48K disponível nas principais páginas do ZX Spectrum. Mas o .tzx contemplando o ecrã de carregamento e, sobretudo, a versão 128K continua por ser recuperada.

Já sabíamos da sua existência há muito, pois foi precisamente aquela que o Paulo Dimas apresentou no célebre episódio do Ponto por Ponto e que facilmente se encontra no YouTube. Entretanto, o Ricardo Pinho, autor dos gráficos de City Connection, colocou online um walkthrough da versão 128K a ser jogada pelo Manuel Lemos, no entanto, devido à idade e formato da cassete (VHS), a imagem encontrava-se bastante degradada. Mas tudo mudou com o grande evento de Cantanhede...

Quis o destino que o Ricardo Pinho, o Ricardo Silva (da Sigma3 - responsável pelo Retro_Gamers), e a equipa do Museu LOAD ZX Spectrum e de Planeta Sinclair estivessem na tarde de Domingo (24 de Abril) em simultâneo no museu. O Ricardo Pinho fez-nos uma visita surpresa e foi acompanhado de... o walkthrough de todos os níveis e intro de City Connection 128K. Rapidamente colocámos a passar num dos computadores no qual o pessoal estava a jogar ZX Spectrum (as nossas desculpas pela expulsão, mas foi por motivos de força maior), e ficámos maravilhados com aquilo que vimos, apesar da fraca qualidade das imagens e som (poderão ver aqui o acontecimento). 

Assim, as diferenças da versão 128K para a 48K são brutais. Senão vejamos: uma intro toda catita, voz sintetizada, novas animações (a do pára-quedista é fenomenal), novos efeitos de som, música e, o melhor de tudo: novos níveis, todos carregados de uma só vez. Pois é, podem contar com novos níveis... NYC, EUA, Ilha de Páscoa, Alemanha... A versão 128K está fenomenal e seria um Mega Jogo nos anos 80 (tal como agora seria).

Entretanto o Ricardo Pinho enviou a cassete VHS original ao Ricardo Silva que remasterizou a gravação e fez um verdadeiro milagre. As cores ganharam nova vida, o som está mais perceptível e temos agora a verdadeira noção do que é esta versão 128K. O nosso enorme agradecimento ao Ricardo Pinho, ao Ricardo Silva e à equipa da Sigma3. E dizem que milagres não existem...

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. É muito provável que o Ricardo Pinho encontre a cassete com a versão 48K, permitindo-nos pelo menos recuperar um .tzx. Além disso, no seu grupo, está afincadamente à procura de algum formato que tenha a versão 128K e que permita fazer a recuperação deste tesouro. Vamos torcer para que aconteça mais um milagre!

2 comentários: