domingo, 2 de dezembro de 2018

Graal (MIA)


E a mais recente "bomba" é um jogo que não se encontra em lado algum da internet, desconhecendo-se praticamente tudo de Graal. Aparentemente o autor será italiano, Fabbri Franco, tendo sido lançado pela Hardtek Software. Felizmente uma das cópias deste jogo, encontra-se no nosso país, mais precisamente com Victor Machado, que nos fez chegar um ficheiro wav, que entretanto convertemos para .tzx (tal como no passado fizemos com Playdays).

Mas Graal é também dos jogos mais difíceis que alguma vez vimos. Jet Set Willy é uma verdadeira brincadeira de crianças ao pé deste jogo, que logicamente vai buscar toda a sua inspiração à obra de Matthew Smith. Desde o tipo de armadilhas, passando pelo piso que se destrói quando o pisamos, até à música, tudo nos faz lembrar as aventuras do famoso mineiro. No entanto as semelhanças ficam-se por ai, pois Graal não atinge o brilho do jogo em que se inspira, muito pelo contrário. Além da falta de originalidade e da dificuldade extrema, também não se entende muito bem a sequência das salas, pois por vezes, quando passamos de um ecrã para outro, vamos parar a lugares inesperados. E contem também com o síndroma da morte súbita...

De qualquer forma esta relíquia encontra-se agora preservada para a posteridade, podendo aqui ser descarregada. Agradece-se a quem tenha mais informações sobre esta pérola que nos faça também chegar.


7 comentários:

  1. Eh pra isso que eu pago internet! :)

    ResponderEliminar
  2. Hi, i am Roberto from Italy
    The game Graal It doesn't work

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Roberto, will return to Portugal in two weeks and will check the game. Thanks

      Eliminar
  3. Olá pessoal, sou Fabbri Franco e fico feliz que este jogo tenha sido recuperado do esquecimento.
    Sim, o jogo é difícil, mas já vinham saindo interfaces para inserir pokes em tempo real e ter vidas infinitas, então não havia necessidade de fazer um teste beta antes do lançamento...
    Não é verdade que a mudança de uma sala para outra seja aleatória. Um mapa deve ser feito.
    Mesmo com vidas infinitas, o jogo termina muito bem.
    Um pouco de background para os amantes da programação..., quando a B.V Interface me pediu para proteger o jogo, eu me perguntei o que era mais difícil, para os meios da época (1985), interceptar a rotina de carregamento?
    Obviamente, não era apenas para ocultá-lo, mas também para alterar a sincronização das duas rotinas de "carregar e "salvar" sem ter o básico atuando como intermediário.
    Na verdade, o jogo foi carregado com um simples LOAD "" CODE carregando todos os 64 Kb de memória do espectro.
    Ao fazer isso havia um pequeno problema a resolver: depois de carregar onde ficava a pilha onde deveria estar o endereço de início do jogo?
    Então você tinha que saber exatamente onde o controle retornaria para a CPU Z80 e colocar esse endereço lá.
    Foi muito divertido para mim programar este jogo inspirado no filme de Boorman "Exalibur" lançado alguns anos antes.
    Atenciosamente e feliz Spectrum a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabbri, muito obrigado por esta informarão "extra". Grande abraço de Portugal.

      Eliminar
  4. God Mode Pokes:
    $8FCC A6 (dec.166)
    $8Fcd C0 (dec.192)
    $8FD8 A6 (dec.166)
    $8FD9 C0 (dec.192)

    INF. LIFE Poke:
    $8923 35 (dec.53)

    ResponderEliminar