sábado, 23 de fevereiro de 2019

ZX Wonky One Key


Nome: ZX Wonky One Key
Editora: NA
Autor: Derek Fountain
Ano de lançamento: 2019
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Derek Fountain é um amador, mas isso não o inibiu de fazer o seu primeiro jogo para o Spectrum desde 1985. Bastante básico e apenas com cinco níveis, mas louve-se a iniciativa. O próprio nome, ZX Wonky One Key, e o menu inicial (não tem loading screen), dizem tudo, apenas existe uma tecla, a de salto / mudança de direcção.

Controlamos então um pequeno atleta, que está permanentemente em movimento. Rápido, ou quando apanha algumas pílulas, num passo mais lento, fundamental para conseguirmos planear o tempo e local de salto. O sprite que representa o nosso corredor pode cair das alturas que isso não o mata (e irá acontecer demasiadas vezes). No entanto, há que ter cuidado com os picos e o fogo, pois esses são fatais. Mas o pior é o tempo, pois esse é limitado, andando o nosso atleta sempre numa correria louca para tentar terminar o nível sem que o tempo se esgote.


Existem também alguns trampolins e esses permitem saltar entre plataformas, assim como tele-transportadores que levam a outros pontos do cenário, escadas que sobem ou descem consoante a cor e chaves para apanhar, dificultando (bastante) a tarefa.

Apesar de ser um jogo muito simples e básico, é também bastante frustrante. Nunca gostámos de jogos em que o personagem está constantemente em movimento, sem possibilidade de se planear o que se vai fazer. Sentimos isso com The Malignant Gore, e voltámos a sentir isto com este jogo, com o agravante que tudo aqui é demasiado rápido, não tendo o jogador tempo sequer para reagir. Isto ainda se torna mais grave quando se usam os tele-transportadores, como é o caso do segundo nível, pois vamos parar a outro ponto do cenário, e muitas vezes só nos damos conta do local após já não termos tempo de reagir convenientemente.


Os gráficos são básicos, mas não é por ai que o gato vais às filhós. Nem mesmo com a música, irritante, mas com a possibilidade de ser desligada. O problema é mesmo a frustração que ZX Wonky One Key nos transmite, não convidando a fazer mais do que meia dúzia de jogos. Talvez se o jogo fosse um pouco mais lento, ganhasse com isso.

De qualquer forma, queremos reforçar que é sempre positivo ver novos programadores sem se coibirem de mostrar os seus trabalhos, e esperemos que seja o primeiro de muitos outros, aproveitando a experiência deste.

O jogo é naturalmente gratuito, podendo aqui ser descarregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário