segunda-feira, 11 de março de 2019

Cell 3326


Nome: Cell 3326
Editora: NA
Autor: ZX-Wanderer
Ano de lançamento: 2019
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K / TR-DOS
Número de jogadores: 1

Do Leste chegou mais um obscuro jogo, vagamente divulgado, e que apenas que por acaso demos com ele. O facto de estar inteiramente em russo não ajuda, e porventura até nos poderá estar a escapar alguma coisa importante. Mas de qualquer forma tentámos explorar o jogo ao máximo, experimentando todas as opções possíveis e imaginárias. Se o terminámos, ou não, continua a ser uma incógnita, pois apesar de termos encontrado a saída e daí resultar uma série de mensagens, não foi suficientemente esclarecedor, até porque segundo o autor existem cinco finais diferentes.

Inicialmente o que nos chamou a atenção em Cell 3326 foi as suas parecenças em termos de cenários com Laser Squad, para muitos considerado o melhor jogo de sempre para o Spectrum, e nisso estamos totalmente de acordo. No entanto as parecenças ficam-se pela vertente gráfica, pois estamos  perante uma simples aventura, sem possibilidade de andar ao tiros aos adversários, e sem grande estratégia envolvida. A ideia é assim resolver uma série de puzzles, por forma, pensamos nós a dar com a saída.


O primeiro problema surge logo com o primeiro ecrã. Encontramo-nos fechados numa sala e temos que encontrar a maneira dela sair. Iremos desvendar este primeiro quebra-cabeças, até para não andarem às aranhas durante uma hora como aconteceu connosco. Assim, se arranjarem forma de estilhaçarem a televisão, poderão utilizar os cacos para partir as paredes e encontrar o comando da porta. A partir dai começa o trabalho de exploração...

O laboratório, onde aparentemente fomos parar encontra-se deserto, aparte alguns mortos pelo caminho. E temos que arranjar forma de ir para a rua devidamente munidos do fato espacial, pois encontramo-nos num ambiente hostil. Para isso há que ir abrindo as portas das várias salas, sendo necessário a utilização de alguns objectos que encontramos pelo caminho. As próprias plantas parecem ter uma utilidade específica, pois permitem colorir algo semelhante a bobines que entretanto deveremos colocar num local próprio (ver figura abaixo). E o cofre que se encontra numa das salas também pode servir para um determinado objecto que se encontra nos destroços. Ficam desde já algumas dicas para aqueles que não têm paciência para explorar tudo devidamente.


Independentemente das dificuldades linguísticas e que nos parece que impediram de perceber o alcance total deste jogo, e apesar também dos cenários estarem bem construídos, embora por questões de memória não exista um mapa muito grande (está bem conseguida a forma como vamos revelando as salas à medida que vamos entrando nelas), parece-nos que falta aqui alguma acção. Assim, limitamo-nos a andar à procura de objectos e consequentemente a forma de os utilizar. Tem algum interesse, mas cedo se pode tornar monótono.

Parece-nos então que a ideia é bastante boa, faltando talvez alguns extras que fariam com que este jogo alcançasse outro patamar. Quem sabe numa futura versão 128K, pois já deu para ver que o programador sabe aquilo que está a fazer.

Quem quiser experimentar Cell 3326, pode aqui descarregar o jogo e até obter mais informação sobre o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário