sexta-feira, 8 de março de 2019

ISS Emergency


Nome: ISS Emergency
Editora: NA
Autor: Gareth Pitchford, John Whatson
Género: Aventura de texto
Ano de lançamento: 2019
Teclas: NA
Joystick:  NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Gareth Pitchford continua imparável a converter pequenas aventuras para o Spectrum. Desta vez pegou numa história em tons futuristas de John Whatson, originalmente programada em Python. E é mesmo mini, pois que tivéssemos contado, apenas tem cerca de uma dezena de localizações, uma dúzia de objectos, de Megan, e claro, de Major Tom, a trazer-nos à memória a célebre música de Peter Schilling, mas também David Bowie.

Começamos a aventura numa cabine a bordo da International Space Station. ouve-se uma sirene e apercebemo-nos imediatamente de que algo muito errado se passa. O objectivo é tentar chegar ao computador central e tentar reparar o problema, doutra forma não iremos viver durante muito tempo. Mas a cabine encontra-se num caos, e talvez seja boa ideia arranjar tempo para dar-lhe uma boa arrumadela. Quem sabe o que se encontrará no meio da confusão?

Assim que saímos da cabine damos com a primeira das personagens, Megan. O raio da moça é muito faladora e nem parece se dar conta que estamos numa emergência. Será que a devemos despachar rapidamente e talvez começar a pensar na forma de ultrapassar os primeiros puzzles deixados pelo autor: entrar no "store room" e fazer sair do caminho um robô com a mania das limpezas. Ou talvez seja uma boa opção pedir-lhe ajuda?


Neste jogo, mais do que em qualquer outro, é necessário prestar muita atenção a todas as descrições. É que importantes dicas são dadas na descrição dos locais e situações. Os quebra-cabeças até são relativamente imediatos, a maior dificuldade está em conseguir utilizar a palavra certa. Não temos assim tanta experiência com aventuras de texto, mas verbos menos comuns como "tidy" ou "hit" são aqui bastante úteis. Há assim que experimentar um vocabulário menos usual para se ultrapassar certas situações.

E chegamos então ao cerne da questão: o tempo para resolver a aventura é muito limitado. Temos duas horas (tempo no jogo, não necessariamente tempo real), e isto é muito pouco (equivale a meia centena de comandos) para se conseguir reparar a estação espacial. Quer isso dizer que os primeiros jogos estão condenados ao fracasso, pois andamos essencialmente a experimentar os comandos e a examinar todos os locais e objectos, fundamental se queremos levar a aventura a bom termo.

Existe uma dificuldade adicional, apenas podemos carregar um número limitado de objectos, não se podendo apanhar tudo o que apareça à frente. As acções terão que ser efectuadas numa certa ordem, sempre tendo em conta o muito limitado número de jogadas disponíveis.

Estamos portanto sem dúvida perante uma mini-aventura, mas esta de fácil nada tem. É bastante difícil, até, e só a experiência permitirá que se termine. Neste momento ainda não o fizemos, estamos muito próximos disso, mas ainda teremos que optimizar um pouco mais as nossas acções. Lá chegaremos...

ISS Emergency é gratuito (pode aqui ser obtido) e constitui um bom divertimento para todos aqueles que gostam do género. Já agora, uma dica final que gentilmente nos foi dada pelo seu autor, se digitarem "easy", o número possível de jogadas duplica.

Sem comentários:

Enviar um comentário