sábado, 2 de março de 2019

Manic Pietro


Nome: Manic Pietro
Editora: NA
Autor: Cristian M. Gonzalez
Ano de lançamento: 2019
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Cristian M. Gonzalez é nome por demais conhecido no universo Spectrum. Na anterior competição da ZX Dev (ZX-Dev Conversions) teve mesmo um dos jogos mais apreciados, Gandalf. E para a nova competição apresentou um novo jogo de plataformas, recorrendo novamente ao z88dk e ao Nirvana + para os gráficos, que tão bons resultados lhe deu no passado. recorreu também a "famosos" como Alvin Albrecht, Einar Saukas e Igor Errazking, que o ajudaram a conceber um produto final com bastante qualidade, embora não sabemos se será o suficiente para ganhar a competição, uma vez que a concorrência é muita e de peso. Destaque ainda para o loading screen, da autoria de Mick Farrow, e que remete naturalmente para Manic Miner.

Curioso que inicialmente Gonzalez apenas tinha pensado em fazer um remake de Manic Miner. No entanto a ideia foi evoluindo, e em vez de pegar em Manic Miner (também o fez), juntou-lhe uma pitada de outros jogos, sendo Pietro Bros. o mais visível (até pelo nome). Curioso também o sistema de códigos que permite que possamos iniciar o nível no ponto onde antes ficámos, mas acima de tudo porque após completarmos os vinte níveis iniciais do jogo, e que pouco têm a ver com Manic Miner, é-nos dado um código que permite então desbloquear mais vinte níveis, estes todos baseados nos níveis originais de Manic Miner.


Em termos de mecânica de jogo, Manic Pietro tem muitas semelhanças com Gandalf, embora nos pareça que o sistema está agora um pouco mais aprimorado. E tal como em Manic Miner, tempo e local de salto preciso é fulcral para se conseguir avançar os obstáculos. Por vezes torna-se até irritante, tal a precisão necessária, embora até exista um sistema de colisão generoso jogando a nosso favor. Mas Manic Miner também era dificílimo, não era, e não foi por isso que deixou de ser um clássico e apreciado por todos? Claro que haverá sempre aqueles que ultrapassam os obstáculos com um pé às costas, mas o jogador médio vai penar muito até completar a primeira parte do jogo, quanto mais os vinte diabólicos níveis de Manic Miner, que fazem jus ao original.

Apesar dos sprites serem pequenos, são tremendamente coloridos, o que não é de espantar, pois o motor Nirvana + multicolor permite isso mesmo. O que não evita é algum colour clash, mas sejamos sinceros, são poucos os que actualmente se importam com isso, muito pelo contrário, contribui para que o jogo até fique com características mais de acordo com a plataforma para o qual foi criado. Uma nota também para as diversas sequências animadas que acompanham o jogo, quer no início, quer a final, são simplesmente divinais, obra de Errazking, mais uma vez. Onde ele arranja tempo para tudo isso é que não sabemos.


Manic Pietro possui também três diferentes melodias ao longo do jogo, criadas pelos ilustres Sergio Vaquer "Beykersoft" (também entrou com um jogo na competição) e Davos. Estas são facilmente reconhecíveis, não faltando sequer a de Manic Miner, como seria obrigatório. Poderão ser desligadas, ficando apenas o som dos saltos e colisões. Foi o que fizemos, doutra forma perdíamos a concentração necessária para se conseguir avançar. Neste tipo de jogos a concentração (além da habilidade de dedos) é tudo...

Com tudo isto, Manic Pietro é bastante longo. Pensem nos vinte níveis de Manic Miner, multipliquem-no por dois, e têm uma noção do tempo que demorarão até o acabar. Longevidade é portanto algo de que não padece. Mas vai ser necessário muita persistência (e capacidade para lidar com a frustração) para se chegar ao The Final Barrier, o mítico último ecrã de Manic Miner que todos tentaram alcançar em 1983, mas que muito poucos o conseguiram, pelo menos sem batotas.


Todos aqueles que gostam do original (provavelmente 99% dos jogadores do Spectrum), vão também adorar de Manic Pietro. É um verdadeiro remake, e se nos vinte níveis baseados no Manic Miner não existem grandes surpresas, os restantes vinte que surgem como bónus são uma enorme mais-valia para quem por aqui se aventurar. Sendo assim, não temos outra alternativa senão galardoar Manic Pietro com o estatuto de Mega Jogo. Não deixa de ser assombroso a qualidade dos jogos que estão a concorrer ao Zx-DEV-MIA-Remakes, sendo este mais um bom exemplo.

Manic Pietro pode aqui ser obtido na versão 128K, ou se preferirem a versão para os clones russos, pode aqui ser descarregada. Façam-no, vai arrancar-vos todos os cabelos, mas será diversão garantida por muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário