terça-feira, 12 de março de 2019

Dweebs Drop



Nome: Dweebs Drop
Editora: Software Amusements
Autor: Adrian Cummings
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: Spectrum Next
Número de jogadores: 1

Adrian Cummings continua regularmente a lançar jogos para o Spectrum Next. Aliás, neste momento é o único que tem versões físicas de jogos para esta plataforma (NextDAW é um utilitário e Nextoid, Flappy Next e Nextipede apenas existem em versão digital). Existem muitos em desenvolvimento, calcula-se que alguns até já estejam finalizados à espera que o computador chegue às mãos dos backers, que nessa altura estarão ávidos de adquirir software. Provavelmente manobra de marketing, mas quando o Spectrum Next for lançado, iremos tirar as dúvidas.

Dweebs Drop é mais um clone de Tetris, a juntar aos mil e um existentes, alguns, como é o caso de Buzzsaw, a equiparar-se mesmo em qualidade ao jogo que o inspirou. Esperava-se agora que com as novas capacidades do Next levassem a que finalmente o original fosse ultrapassado. Ainda não foi desta, embora nem por isso estejamos perante um jogo fraco. Simplesmente falta-lhe qualquer coisa para atingir o nível de Tetris ou mesmo dos anteriores jogos de Adrian. Talvez com um pouco mais de diversidade pudéssemos dizer que estávamos aqui perante um jogo de referência...


Como poderão ver na imagem acima, temos poucas opções. Podemos jogar contra o computador ou contra um oponente real, escolher o tipo de peças (pedras preciosas ou jóias), e o nível de dificuldade (normal ou difícil). Na realidade o nível normal não constitui qualquer desafio, uma vez que é fácil demais. Existe assim uma certa pobreza franciscana ao nível das opções de jogo.

As instruções são muito simples, também. A ideia é juntar horizontal ou verticalmente três ou mais peças da mesma cor, fazendo-as desaparecer do tabuleiro. Existem, no entanto, peças que fogem à norma. Assim, se colidirmos com as peças pretas, além da nossa peça desaparecer, juntamos uma linha ao tabuleiro adversário, logicamente dificultando-lhe a vida, uma vez que se as peças atingirem o topo do tabuleiro, o jogo acaba.


Outras peças importantes são o arco-íris e os ovos. Se colidirmos com esses, todas as peças dessa cor desaparecem do tabuleiro. Aqui temos um certo elemento estratégico associado, pois não raras vezes vamos aguardando que venha a peça mais favorável, por forma a que a colisão provoque o maior número de baixas no tabuleiro.

Mas nem tudo são facilidades, pois também jogamos contra o tempo. Assim, embora a velocidade com que as peças caiem não aumente (pelo contrário, somos nós que definimos quando as queremos deixar cair no tabuleiro), à medida que o tempo vai passando vão sendo adicionadas filas de peças a este. Existe portanto a conveniência de se tentar despachar as peças o mais rápido possível, tentando ter sempre o tabuleiro a um nível gerível.


As potencialidades do Next permitem a adição de muita cor, e isso é o que não falta aqui. As peças são tremendamente coloridas, e os efeitos de cada vez que uma peça explode está muito bem conseguido. O som igualmente, no entanto a melodia é bastante repetitiva e torna-se maçadora ao final de algum tempo. É apenas um pormenor, mas que no fundo não deixa de contribuir para a sensação de que se podia ir um pouco mais além neste jogo.

Onde Dweebs Drop ganha realmente é na jogabilidade, muito boa, e se tivermos um oponente humano para entrar em competição connosco, é aqui que a diversão realmente começa. É que jogar apenas para os pontos (não existe uma tabela de high score, sequer, outro pormenor descurado), ao final de certo tempo acaba por retirar o interesse.

Este é então um jogo que os apreciadores do género irão certamente gostar, pois embora não sendo extraordinário, tem capacidades aditivas suficientes para nos fazer voltar a carregá-lo de vez em quando. A versão digital tem um custo de 5.99 usd, enquanto que a versão física vai parar às £ 10.99 acrescido de portes, podendo os interessados vir aqui adquirir Dweebs Drop.

Sem comentários:

Enviar um comentário