quinta-feira, 7 de março de 2019

Dizzy Scripting Engine


Quem terminou a aventura Dizzy and the Mushrooms Pie, teve então oportunidade de descobrir o endereço da página do Dizzy Scripting Engine, precisamente a ferramenta que criou essa pequena aventura. Naturalmente que fomos dar uma espreitadela na página (mesmo no meu caso nada percebendo de programação). A página é bastante informativa (e atractiva), bilingue (inglês e russo), e com cinco menus.

O primeiro deles, "About", e aconselhamos a começar por aqui, explica em pormenor o que é a ferramenta (é mais um ambiente completo de trabalho, que uma ferramenta, para dizer a verdade).

De seguida, "Games", disponibiliza os jogos já criados com essa ferramenta, entre os quais Dizzy and the Mystical Letter, que entretanto teve versão traduzida por nós para a nossa língua.

O menu "Extras" disponibiliza algumas ferramentas de som e imagem, bem como sprites adicionais, para todos aqueles que pretendem criar a sua aventura Dizzy.

"Download" faz exactamente aquilo que o título dá a entender, isto é, permite descarregar a ferramenta e o editor de mapas (Dizzy Age), bem como um pequeno manual em inglês.

Finalmente, "Manual" permite descarregar o manual completo. para já apenas em russo, mas está a ser trabalhado uma versão em inglês, esperemos que para breve.

Assim, todos aqueles que sempre sonharam em criar uma aventura de Dizzy, já não têm mais desculpas para não o fazer. Dizzy Scripting Engine parece ser uma óptima ferramenta, mesmo para aqueles que pouco entendem de programação, e apresenta resultados muito bons, como poderão ver nos jogos já criados.

Sem comentários:

Enviar um comentário