quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Aventura no Labirinto (ZX81 MIA)


Mazogs, ou Aventura no Labirinto, tal como foi traduzido para português, é um dos mais conhecidos jogos para o ZX81, tendo dado depois origem a Maziacs no ZX Spectrum. E foi este mítico jogo que a custo conseguimos preservar, disponibilizando-o para a comunidade. Mostra bem tudo aquilo que se conseguia fazer com tão pouca memória.

Poderão aqui descarregar Aventura no Labirinto.

2 comentários:

  1. Percebo porque é que este é um dos jogos mais conhecidos para o ZX81, porque é realmente muito interessante. E consegui acabar com sucesso um labirinto... Yeah!!! E faltando as instruções, deixo algumas aqui para ajudar quem se queira aventurar no Labirinto. E aventurem-se, porque vale a pena. O que aqui deixo é adaptado das instruções do Maziacs (1983) para o ZX Spectrum:
    Devemos explorar um labirinto com o objectivo de encontrar um tesouro, e trazê-lo de volta para o início do labirinto. Mas o labirinto é muito... labiríntico... Mapear pode ser interessante para encontrar o caminho de volta - apesar de não parecer necessário - mas não ajuda a encontrar o tesouro. Para encontrar o tesouro temos de "falar" com os prisioneiros espalhados pelo labirinto, que nos indicam o caminho durante um conjunto de passos - ou de tempo. Após terminados os referidos passos, ou tempo, devemos seguir por onde a nossa intuição nos leve, procurando mais prisioneiros que nos indiquem o caminho. Diga-se que a forma como os prisioneiros aparacem no labirinto - se pensarmos nas capacidades gráficas do ZX81 - é pouco menos que brilhante. Mas pelo caminho aparecem umas aranhas - que suponho se chamarão Mazogs - e que devemos enfrentar apenas quando tivermos uma espada. Nas minhas experiências morri sempre que as enfrentei sem espada, mas as instruções do Maziacs deixam no ar que é possível sobreviver sem espada... é claro que este é o Mazogs... Quando encontrarmos o tesouro é hora de voltar ao início e, mais uma vez, os Prisioneiros - quando encontrados - indicam-nos o caminho de volta... e é por isso que eu refiro que mapear pode ser interessante na volta, mas não parece ser necessário porque neste Mundo o que mais há é Prisioneiros para nos ajudar... Uma nota final: o nosso Herói - chamemos-lhe Paulo - apenas pode carregar uma coisa de cada vez. Ou carregamos a espada ou o tesouro, se bem que o caminho de volta deverá estar livre de aranhas uma vez que tivémos de nos livrar delas à ida, e elas não parecem ser repostas. Uma dica: quando procuramos o tesouro, e ainda não encontrámos prisioneiros para nos indicar o caminho, devemos dar prioridade para encontrar uma espada, porque assim que
    os prisioneiros nos indicarem o caminho iremos de certeza encontrar o caminho bloqueado por uma aranha, e não quermos desperdiçar essas preciosas indicações à procura de uma espada para podermos avançar. A minha opinião sobre o jogo: existem muito prisioneiros tanto à ida como à volta, o que facilita demais o jogo, e as aranhas mortas não são repostas, o que facilita muito a volta ao início, tornando irrelevante o mapeamento. Para além disso, seria interessante incluir uma mecânica de jogo que nos ajudasse a encontrar o tesouro sem precisarmos tanto da ajuda dos prisioneiros. Apesar disso, este jogo é bastante bom, e recomendo-o vivamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh lá!!! Excelente!!!!! O Maziacs é um dos meus jogos preferidos do ZX e que mais memórias me traz...

      Eliminar