sábado, 27 de novembro de 2021

Jogo do empresário (MIA)


Hoje temos uma proposta diferente. Assim, o programa que disponibilizamos à comunidade, faz parte do jogo de tabuleiro: O Empresário: Jogo do Investimento. 

O Empresário representa um caso único no nosso país: um jogo de tabuleiro que vem acompanhado de uma cassete com um programa para o ZX Spectrum, e que necessita do apoio do computador para poder ser jogado. Existem lançamentos semelhantes no mercado britânico (Brian Clough’s Football Fortune de 1987, ou Tank Attack de 1988, por exemplo), mas nunca antes tinha existido uma aposta tão arrojada por parte de portugueses. Se desenvolver um simples jogo para o ZX Spectrum já tinha custos incomportáveis para muitos, agora imagine-se um jogo de tabuleiro, onde existe a necessidade de se criar os moldes para as peças, sempre com um custo bastante elevado.

Paulo Victor Balão, o autor do jogo, revelou-nos um pouco de como tudo se processou, tendo dado informação inestimável para se compreender um pouco melhor a ideia que tinha em mente, quando imaginou O Empresário.

Assim, Paulo Balão já tinha alguma experiência com as artes gráficas, tendo sido o único responsável pela ideia e conceção do jogo. Conseguiu na altura contactar uma empresa de Queluz, que se responsabilizou pelos moldes em aço e pela injeção dos plásticos, tendo assim fabricado todas as peças do jogo (a fazerem lembrar um pouco as peças do Monopólio).

Quanto ao programa que acompanha o jogo, este foi criado principalmente por Renato Vieira, um estudante na época, contando ainda com pequenos contributos de Carlos Peixoto. Apesar de Renato Vieira não ter muita experiência no desenvolvimento de software para o ZX Spectrum, pelo menos que tivesse tido lançamento comercial, realizou um excelente trabalho, como facilmente se percebe quando se corre a cassete. 

O programa é constituído por três partes. A primeira, além de disponibilizar as instruções, permite selecionar as definições base, nomeadamente o nível de dificuldade e o tempo das jogadas. A segunda parte do programa inclui todas as opções e mecânicas que são necessárias ao desenvolvimento do jogo de tabuleiro, desde as transações de materiais, até à contagem do tempo e ao quadro com resultados / dinheiro. Além disso, inclui quatro pequenos minijogos (Ténis, Golfe, Hipismo e Rali), que influenciam a performance dos jogadores, concedendo dinheiro extra, mas que também constituem um divertimento à parte dentro do próprio jogo. Finalmente, depois de efetuadas todas as jogadas possíveis e terminado o jogo, é carregado um último bloco, com a contagem final de existências e dinheiro, evitando que os jogadores tenham que fazer as contas manualmente, sendo então definido automaticamente o vencedor (acompanhado de uma pequena música).

Assim, O Empresário tem uma ideia e uma conceção bastante evoluídas para a época. Ainda por cima, tendo sido lançado próximo do Natal de 1988, tinha tudo para ser um grande sucesso e, quem sabe, traduzido para inglês, com posterior comercialização noutros mercados. No entanto, ao nível de marketing, o processo não correu como o esperado, também porque o próprio criador não acreditava que o ZX Spectrum ainda tivesse muito tempo de vida pela frente. Mesmo assim, ainda foram vendidas cerca de 3.000 unidades, das 5.000 inicialmente estimadas por Paulo Balão.

O jogo foi vendido maioritariamente em supermercados, lojas de brinquedos e centros comerciais na zona da grande Lisboa, tendo constituído um fenómeno apenas regional. Não surpreende, uma vez que foi contratado um vendedor por Paulo Victor Balão, que no entanto não saiu de Lisboa. Ainda foi desafiada uma grande superfície no Porto, no entanto os contactos não tiveram continuidade, o que fez com que o jogo caísse no esquecimento.

Poderão aqui descarregar a cassete que acompanha o jogo, cortesia do Vasco Gonçalves.

12 comentários:

  1. muchas gracias juego y fotos bajadas gracias por el aportes

    ResponderEliminar
  2. Grande descoberta! Será que seria possível digitalizarem também os vários componentes do jogo de tabuleiro (tabuleiro, notas, cartas, etc.)? Acho que é um jogo tão especial que merece ser preservado corretamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. assim que encontrar um , vou comprar e faço isso :)

      Eliminar
  3. Pensava que tinhas acesso ao jogo :)

    Nesse caso talvez o pessoal do museu pudesse ajudar? Eles têm o jogo completo:
    https://m.facebook.com/LoadZXSpectrum/posts/1176553402742218

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, até existem dois no museu. E quando lá for, pretendo tratar disso. Mas agora só para 2022 :)

      Eliminar
  4. Isso seria perfeito, obrigado pelo grande trabalho que vêm fazendo ao longo destes longos anos!

    ResponderEliminar
  5. Eu adquiri agora o jogo mas não tenho spectrum será possivel ter o conteudo da casste em formato dvd ou cd?

    ResponderEliminar
  6. Na dropbox, o ficheiro que deixamos está no formato lido pelos emuladores do ZX Spectrum (ZX Spin é um bom emulador e é gratuito).

    Pode-se gravar para um CD ou DVD, mas é redundante, pois o que interessa é o ficheiro em si, que foi o que disponibilizámos.

    ResponderEliminar
  7. Pedi a um amigo informatico e ele disse me que o que la está é apenas manual e componentes do jogo, será possivel enviar me para o conteudo da cassete psra o meu mail mfgama.gama@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dois ficheiros com formato .tzx que estão na dropbox, juntamente com os manuais, são os que são lidos nos emuladores. Estão lá as duas versões do jogo.

      Eliminar