segunda-feira, 16 de maio de 2022

Locked in!


Nome: Locked in!
Editora: NA
Autor: Simon Allan
Ano de lançamento: 2022
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Os Escape Rooms, desde há uns tempos para cá que passaram a ser moda. Por exemplo, em Lisboa existem já inúmeros espaços, qual deles apresentando os quebra-cabeças mais complexos. A própria Sétima Arte também já há bastante tempo que vem adoptando ideias que derivam directamente deste tipo de desafios. Veja-se as sagas de Saw ou The Cube, por exemplo, apenas para nomear dois dos mais terroríficos. E como não podia deixar de ser, também os videojogos não ficaram imunes à moda, nomeadamente o ZX Spectrum. E se o género de aventuras de texto não é do agrado de todos, o facto de se transpor este tipo de charadas para este tipo de jogos, poderá fazer com que ganhe mais alguns adeptos, em especial quando os desafios são interessantes, como é aqui o caso.

Tudo começa quando os nossos amigos nos oferecem como prenda de anos uma visita a um novo Escape Room. No entanto, este Escape Room é tudo menos amigável, constituído por 11 salas, as quais vamos acedendo sequencialmente, sempre que resolvemos o quebra-cabeças daquela onde nos encontramos. E à medida que vamos avançando, os puzzles são também mais exigentes, alguns deles diabolicamente difíceis e associados a um sentido de humor a remeter para os filmes mencionados no primeiro parágrafo. Claro que aqui é tudo um pouco mais leve, portanto não se espere ser degolado apenas porque fomos ver se a porta que dava para anova sala estava aberta. Mas não deixam alguns deles de provocar um arrepio na espinha, em especial a partir da porta número quatro.

A capacidade de interesse de um jogo com estas características, ainda mais não tendo qualquer tipo de imagem, mais do que assentar na qualidade dos textos, reside na qualidade dos quebra-cabeças apresentados. E Locked in! leva nota máxima nestes aspecto, pois mete-nos a pensar intensamente em tudo aquilo que vemos (e que não vemos) na sala. Os textos são esparsos, mas também mais não era necessário, tudo o que é preciso saber consta nas meia dúzia de linhas que são apresentadas.

Para quem estiver em dificuldades, o comando "Help" pode ser de alguma ajuda, mas também não esperem por milagres. S enão pensarem "lateralmente", não irão longe. Vejam o problema sempre de diversas perspectivas, pois isso irá ajudar a clarificar algumas situações (sim, isto é uma dica...).

Locked in! é então uma excelente aventura, que tem o condão de ser do agrado mesmo de quem normalmente foge do género, como é o caso de um dos colaboradores de Planeta Sinclair. Quem sabe, seja este o momento de viragem...

2 comentários:

  1. I registered at the destination forum, and I still get "Access denied!
    Sorry, but it doesn't look like your user account is allowed to access this page." when I click the link

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, I changed the link to my dropbox, instead of CASA Solutions. You must be able to download it whitout registering...

      Eliminar