domingo, 8 de maio de 2022

Rescaldo do dia 24 de Abril em Cantanhede


Temos hoje um pequeno apanhado do segundo dos dias do evento de comemoração do 40º aniversário do ZX Spectrum, em Cantanhede. Mais uma vez, devido aos afazeres do evento, não tive oportunidade de ver todas as palestras com a atenção devida. Isso ficará para mais tarde, quando os vídeos saírem...

A começar o dia de domingo, estive à conversa com os amigos Marcus Garrett, vindo do Brasil para este evento, e o meu colega de Planeta Sinclair, Espectro, Jogos 80 e Espectroteam, Filipe Veiga. O Marcus é um dos autores mais prolíficos da história dos videojogos no Brasil e trouxe-nos uma apresentação cativante que inspirou a comunidade portuguesa para a necessidade de preservação desta memória coletiva nacional. Mas além disso, o Marcus presenteou os presentes em exclusivo com um excerto do seu novo documentário vídeo que deliciou os presentes. Quanto ao Filipe, colocou-nos a par de algumas das novidades que vão sair em breve, nomeadamente novo número da Espectro, dedicada ao Vasco da Gama.

Seguiu-se a entrevista de João Diogo Ramos a Steve Vickers, um dos maiores responsáveis pela concepção e sucesso do ZX Spectrum, ou não tivesse ele sido o responsável pelos manuais e “sistema operativo” (ROM) do Spectrum. Foi mais uma das sessões que perdi, pois estava na área reservada aos autógrafos.

Luís Rato esteve depois à conversa com Jim Bagley, que mesmo debilitado, não  faltou à sessão onde falou da sua enorme carreira na produção de videojogos e a sua ligação ao projeto do ZX Spectrum Next. 

Clive Townsend, o ilustre orador que se seguia, surpreendeu ainda Jim Bagley com um desafio em direto para gáudio dos presentes. Na entrevista final, o simpático Clive Townsend esteve à conversa com Luís Rato, com grande participação da plateia. 

Este momento de interacção entre Clive Townsend e Jim Bagley foi mais um dos momentos altos do evento, tendo Clive feito mesmo um desafio a Jim que muito gostaríamos de ver concretizado.

Mas outra das surpresas da manhã estava reservada para a última questão que foi feita a Clive, nem mais, nem menos do que por Paulo Dimas - um dos apresentadores do extinto programa Ponto por Ponto da RTP, onde apresentava os jogos do momento na televisão portuguesa ao lado do jornalista Raúl Durão – e quis manifestar o seu apoio ao evento e museu em Cantanhede. No final foi mesmo presenteado com um dos meus livros, quem sabe o inspire a voltar ao mundo do ZX Spectrum e a deliciar-nos com as suas reviews.

A tarde foi passada pelo museu onde houve tempo para mais jogos, autógrafos, entrevistas e visitas ao museu, mas não podia terminar sem mais uma enorme surpresa. Ricardo Pinho, um dos criadores do famoso jogo City Connection, marcou presença e retratou a história da versão de 128K que terá sido um dos jogos Portugueses mais relevantes de sempre e que continua perdida. No entanto, brindou-nos com o vídeo do walkthrough completa dessa versão em vídeo (VHS). Quem esteve à tarde no museu, teve então oportunidade de assistir a um momento único. Permitiu-nos também ver o quão fantástico a versão 128K era, nomeadamente a introdução, novos efeitos sonoros e, acima de tudo, os fantásticos níveis extra. A boa notícia é que vamos fazer tudo por tudo para que se consiga recuperar esta versão.

Fica ainda o registo do momento de Ricardo Pinho no museu, que prometeu voltar em breve com os restantes colegas criadores do mítico jogo.

2 comentários:

  1. Tenho pena de não ter estado presente deve ter sido um dia memorável.tanto quanto sei Paulo Dimas afastou- se da retroscene.
    Aliás cheguei a enviar um e-mail á RTP para fazerem uma reposição do programa ponto por ponto que foi ignorada.
    Adorava que essas reviews tivessem sido todas preservadas.
    Felizmente algumas ainda circulam no YouTube como a do Coty connection e outras..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A RTP é uma tristeza, não guardou registo de nada. Apagaram tudo... :(

      City Connection temos o walkthrough completo, de onde aquilo que passou na RTP foi tirado. É meia hora de vídeo. Estamos a trabalhar digitalmente o vídeo para depois se poder apresentar uma coisa em condições. Mas quem sabe, até pode ser que o jogo entretanto apareça...

      Eliminar