sábado, 24 de novembro de 2018

O Ataque das Formigas (MIA)


A segunda "bomba" de Novembro é um pouco diferente do habitual. Assim, desta vez não recuperámos um jogo português dado como perdido há muito, como tem acontecido nos últimos tempos, antes conseguimos preservar um clássico traduzido por António Pedro Oliveira para a nossa língua em 1984. Esse jogo é O Ataque das Formigas (ou Ant Attack, como preferirem).

Normalmente os jogos traduzidos para português apareciam sob o selo da Timex Portugal, o que não é aqui o caso. Este deverá assim ter sido produto "homebrew", apenas, e poderá nem sequer ter entrado no circuito comercial. Pelo menos não nos lembramos de alguma vez ter visto à venda um jogo com esse nome. Da mesma forma também não aparece no catálogo das editoras de software portuguesas, nem sequer encontramos o seu nome nas revistas e jornais da especialidade (MicroSe7e, por exemplo).

Ant Attack foi lançado pela Quicksilva em 1983, e desde logo levou as pessoas a abrirem a boca de espanto com os seus espantosos gráficos 3D, totalmente inovadores para a época (um pouco o que Knight Lore fez, quando saiu pelas mãos da Ultimate). Mas apesar de ser um jogo pioneiro e realmente inovador, um muito complicado sistema de controlo dos personagens e teclas que eram tudo menos funcionais, retirou, infelizmente, muito do seu encanto.

O Ataque das Formigas está agora disponível para o público, podendo aqui ser obtido. E incluímos ainda um bónus que de certeza que será do vosso agrado, mas que terão que descobrir por vós...

Sem comentários:

Enviar um comentário