terça-feira, 27 de novembro de 2018

3D Monster Maze


Nome: 3D Monster Maze
Editora: J.K. Greye Software
Autor: Malcolm Evans
Género: Labirinto
Ano de lançamento: 1981
Teclas: Não redefiníveis
Joystick:  Não
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1

3D Monster Maze é um jogo de aventura em primeira pessoa para o ZX 81, tendo aparecido em 1981. Desenvolvido por Malcolm Evans a partir de uma ideia de J.K. Greye, foi um dos primeiros jogos em 3D para um computador e um dos primeiros a mostrar características daquilo a que hoje conhecemos como Survival Horror.

Na verdadeira definição de clássico intemporal, este jogo mostra-nos que a simplicidade não deve ser subestimada, pois aqui, com muito pouco vemos como é possível, de um modo inteligente, criar uma experiência verdadeiramente tensa para o jogador, originando um dos jogos mais bem concebidos na temática de horror para o Spectrum.


Começamos naquilo que seria uma espécie de feira, havendo à entrada de uma atracção, em que nos prometem que poderemos ver com os nossos próprios olhos um Tyranossauro Rex perfeitamente preservado desde os tempos pré-históricos. Ao escolhermos entrar no seu covil, vemo-nos perante um labirinto que deveremos percorrer até encontrar a saída, sem sermos apanhados pelo T-Rex. Obtemos cinco pontos por cada passo dado no labirinto e duzentos ao conseguirmos alcançar a saída.

Os jogadores mais hábeis podem usar o indicador de proximidade a seu favor de modo a permanecer o máximo de tempo possível no labirinto e continuar a aumentar a sua pontuação sem serem apanhados. Este indicador de proximidade consegue ser excelente no modo como como cria tensão no jogador, indicando se o dinossauro se encontra à nossa procura, se está perto, ou mesmo imediatamente atrás ou ao nosso lado. Se conseguirmos alcançar a saída, que se encontra sempre num beco sem saída, seremos transportados para outro labirinto mantendo a pontuação anterior.

  

Portanto, o jogo é bastante simples e o conceito em si, não é nada de novo, apenas tem como novidade o sermos perseguidos por uma criatura, e a consequente tensão que se cria ao tentarmos escapar com vida a essa. Caso sejamos apanhados, somos condenados a permanecer no labirinto para todo o sempre, sem nenhuma possibilidade de escapar.

É impressionante para os dias de hoje, em que a obsessão pelos melhores gráficos impera, que um título que apenas utiliza letras e caracteres gráficos a preto e branco e em baixa resolução, consiga ainda causar uma genuína sensação de tensão e desconforto, além de uma certa adrenalina que muito poucos jogos da época conseguiram transmitir.

 

Os gráficos arcaicos acabam assim por ajudar ao ambiente, pois parece-nos que o pouco realismo adiciona uma certa aura de mistério, um sentimento de desconforto. Tal como nas clássicas aventuras de texto, a simplicidade é a chave ao fazer-nos puxar pela imaginação, levando-nos a preencher assim os "espaços em branco" deixados pelas limitações do hardware, criando uma experiência muito mais realista e assustadora.

Por tudo o que acabámos de referir, este é seguramente o melhor jogo para o ZX 81, um marco histórico na evolução dos videojogos e tendo em conta as limitações de hardware e a época em que foi lançado, um Mega Jogo, com toda a certeza, merecendo as 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário