terça-feira, 20 de novembro de 2018

Trilogia El Chatarrero Galáctico


Desta vez temos um projecto diferente para divulgar: há uns dias fomos contactados por Rafa Lome a convidar-nos para ver o seu projecto. Este é composto por três simples jogos, em open source, e que visa ajudar todos aqueles que se pretendem iniciar nas artes do Basic. Mas expliquemos antes como surgiu este conceito...

Há bastante tempo, alguns adolescentes tiveram um sonho, que passados trinta e cinco anos se realizou, muito graças a projectos como o ZXOpenSource©©. Com o objectivo de contribuir para manter vivas as plataformas de desenvolvimento de homebrews de 8 bits, surgiu em Maio El Chatarrero Galáctico, um simples jogo de arcada, escrito em Basic e compilado com o MCODER3®.

E os autores não fizeram por menos, pois além do jogo, deram acesso ao manual, ao código em Basic, para que o possam modificar à vontade, e um interessantíssimo guia de desenvolvimento de jogos para o ZX Spectrum, em que se detalha todos as técnicas utilizadas na criação de jogos simples de arcada. Este guia incluí ainda em detalhes as técnicas básicas utilizadas no desenvolvimento deste jogo, tais como a concepção dos GDUs, movimentação, detecção de objectos, controlo de variáveis ​​básicas para regular a dificuldade, combustível e vidas disponíveis, etc.. Está em espanhol, mas de certeza que para os nativos da língua portuguesa isso não será um problema.


Em Agosto é lançada a sequela de El Chatarrero Galáctico. Este segundo projecto nasceu de um pequeno esboço (código) escrito para testar o design de jogos baseados em diferentes ecrãs / níveis, usando uma matriz.

São aqui utilizadas algumas técnicas interessantes para criar mapas simples de jogos, obter-se um movimento mais fluido com GDUs / sprites de baixa resolução, e até a inclusão de pequenas melodias no motor principal do jogo.


Finalmente, no mês passado surge a terceira e última parte da trilogia, mais uma vez escrita em Basic e inspirada nos Labirintos de Falken, celebrizados no filme War Games, um clássico que qualquer adolescente que tenha passado pelos anos 80 terá visto.

Neste programa podem-se ver as vantagens e desvantagens que se obtém aproveitando o código de outros programas, assim como o uso de algumas técnicas simples baseadas na sorte e que permitem aumentar a complexidade do labirinto, construindo assim os diferentes níveis.


Como já deverão ter percebido, o que tem mais valor neste projecto não são os jogos, embora se consiga tirar algum prazer deles. O que interessa é todo o projecto em si, disponibilizando material fundamental para todos aqueles que pretendem perceber como se pode construir um jogo em Basic. As técnicas e truques apresentados vão, sem dúvida alguma, contribuir para adquirirem ferramentas muito úteis que poderão vir a utilizar na criação dos jogos. E tudo acompanhado de um manual fabuloso.

De facto, Rafa teve um trabalho árduo, mas muito meritório, para conseguir ter todo este material à vossa disposição, sendo este o seu (enorme) contributo para a cena homebrew. Não estaremos também longe da verdade ao dizer que este é já um dos melhores projectos do ano e que merece que, pelo menos, o venham aqui visitar. E se gostarem, uma contribuição, na nossa opinião, é mais que merecida.

2 comentários: