quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Astronaut Labyrinth


Nome: Astronaut Labyrinth
Editora: NA
Autor: Jaime Grilo
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Zukinox já tem um sucessor à altura: Astronaut Labyrinth, o novo jogo de Jaime Grilo. Isto porque esta nova aventura, em tudo, nos fez lembrar aquele que até agora considerávamos como sendo o melhor jogo deste programador nacional. Até agora...

A história é muito sucinta, encontramo-nos dentro de um labirinto com formato humano e temos que procurar as seis partes de um desenho. Depois de termos o desenho concluído, temos que ir à busca da chave que nos permite tele-transportar para outras partes do labirinto, inacessíveis doutra forma. E ainda teremos depois uma última tarefa, derrotar o guardião da bateria, que nos vai permitir finalmente escapar.


Em termos de mecânica de jogo aparenta ao já referido Zukinox. Existem objecto para serem encontrados, que terão que ser levados à vez para um ponto central, existem diferentes inimigos, que consoante a cor, serão mais ou menos perigosos. Os azuis claros são eliminados ao primeiro tiro, embora reapareçam imediatamente, os amarelos sugam-nos um pouco da nossa energia, à boa maneira de Zukinox, e finalmente os vermelhos são fatais ao toque. Existem ainda algumas armadilhas a fazer lembrar a famosa prensa da série Monty, isto é, movem-nos, ou esmagam-nos antes dizendo, de forma aleatória.

Por fim, após encontrarmos a chave de acesso que nos permite usar os tele-transportadores, vamos parar a uma sala com o guardião da bateria. Este requer vários tiros até ser eliminado, e só então podemos obter a bateria que deverá ser levada para a sala inicial.


Relativamente a anteriores jogos do Jaime Grilo, todos criados com o Arcade Game Designer, com as limitações que são bem conhecidas, nomeadamente em termos de memória, nota-se uma boa evolução em vários parâmetros. Assim, este tem vindo a aprimorar a vertente gráfica, e quer os sprites, quer os cenários, são agora mais atractivos.

Mas onde notámos maiores diferenças foi mesmo ao nível do equilibro do nível de dificuldade. Algumas das suas aventuras iniciais eram demasiado fáceis. Em Astronaut Labyrinth, parece-nos que foi encontrado o equilíbrio que permite que o jogo seja difícil q.b., não se tornando frustrante, e tendo aquele toque de "vamos lá tentar mais uma vez", característica dos bons jogos. Dai que a jogabilidade, na nossa opinião, seja excelente.

A música, como é habitual nos seus jogos é excelente, e também gostaríamos de destacar o loading screen, da autoria do mestre Andy Green, baseado na imagem original de Starder (em cima).

Astronaut Labyrinth é então um mimo, e se Jaime continuar a evoluir desta forma, em breve irá ter o seu primeiro galardão de Mega Jogo. Poderão também vir aqui descarregar o seu jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário