quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Rescaldo do Lisboa Games Week

Pelo segundo ano consecutivo o blog Planeta Sinclair esteve representado, juntamente com os nossos parceiros - a revista Espectro e Jogos80, no Lisboa Games Week, o maior evento nacional dedicado a videojogos.

Estivemos presentes na zona retro do evento que ficou, tal como no ano anterior, a cargo da Retroshop de Ricardo Saraiva e este ano sofreu um grande aumento de área disponível, permitindo aos visitantes experimentar à volta de 50 computadores e consolas antigas.


Neste local era possível explorar a história dos videojogos com consolas e computadores dos últimos 40 anos, começando com o Atari 2600 e o ZX Spectrum, até aos tempos mais recentes com computadores como o Amiga 4000 e a Playstation 2. Pelo meio ficaram também algumas máquinas pouco comuns que não aparecem frequentemente nos eventos do género, casos da Turbografx16, o Timex 2048, a Atari Jaguar, Mega Drive com o Add-on 32X, Amiga CD32, entre tantos outros. Finalmente devemos também referir que esteve presente uma boa selecção de máquinas mais recentes vendidas pela loja RetroShop, como as minis (C64 e SNES), o DivMMC, entre outras.

E por fim, estiveram ainda disponíveis para venda as revistas Espectro e as respectivas cassetes incluídas na última edição (número 3), da qual fazem parte os membros deste blogue.


A zona retro foi bastante visitada, por gente de todas as idades, desde os nostálgicos que procuravam recuperar as memórias da época, pais que introduziam os filhos aos jogos do seu tempo e até jovens, que apesar de não terem qualquer conhecimento dos computadores e respectivos jogos, se mostraram bastante interessados em experimentar um pouco de tudo.

Os jogos mais básicos, presentes em computadores como por exemplo, o ZX Spectrum e as consolas Atari 2600/7800, foram surpreendentemente bastante populares com os mais jovens, talvez por as cores e gráficos serem mais apelativos ou pela própria simplicidade das regras. Podemos ainda acrescentar que apesar do avanço tecnológico de computadores como o Amiga 4000 e MSX2, estes podiam ser encontrados ocasionalmente, sem ninguém ao contrário dos restantes do espaço retro.


Consideramos assim que o evento foi um sucesso e temos a expectativa de no próximo ano ter ainda mais espaço disponível para mais computadores e consolas em exposição, mas também para mostrar alguns homebrews desenvolvidos a nível nacional, como é o caso do Varina, da autoria da equipa deste blogue (Espectroteam), ou, quem sabe, ter até uma pequena área de exposição com vitrinas.

A nossa parceria foi um sucesso e iremos certamente repeti-la no próximo ano, esperando ter a cada nova edição uma zona retro maior e de melhor qualidade.


Nota: As duas primeiras fotos foram tiradas no terceiro dia do evento, a meio da tarde, e as duas últimas no último dia, uma hora antes do fecho, daí a diferença da afluência de público. Não obstante, decidimos incluir as últimas pois permitem ver os posteres dos parceiros do evento, nos quais nos incluímos.

Sem comentários:

Enviar um comentário