terça-feira, 20 de novembro de 2018

Depth Charge / Escape


Nome: Depth Charge / Escape
Editora: NA
Autor: Oblo
Ano de lançamento: 2018
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Depois da trilogia de El Chatarrero Galáctico, que colocou em open source o código de três mini-jogos, surge mais um jogo e uma demo criados em Boriel Basic, e cujo código é também colocado à disposição de quem queira aprender um pouco mais sobre esta linguagem. Da mesma forma, o jogo não é o mais importante, se bem que Depth Charge, apesar da sua simplicidade, tem algumas qualidades que fazem com que passemos uns momentos divertidos a tentar bater o recorde de pontos.

O jogo é muito simples, sendo um clone de um jogo de 1977. Controlamos um submarino que tem a capacidade de disparar cargas de profundidade. Podemos disparar cargas de ambos os lados do submarino, mas devemos fazê-lo de forma ponderada, pois após cinco disparos, temos que esperar alguns momentos até o podemos voltar a fazer. Por outro lado, abaixo de nós movem-se inúmeros submarinos que vão disparando indiscriminadamente. Se algum dos tiros nos atinge, perdemos uma vida.

E Depth Charge resume-se a isso. Os gráficos são básicos, a cor não existe e o som limita-se a uns quantos beeps.


Como bónus encontra-se uma demo de Escape, conversão de um jogo tipo Game & Watch de 1981, neste caso da consola VTech. Para já ainda está a ser melhorado, se bem que já se consiga sentir um pequeno "cheirinho" do que aqui vamos encontrar,


Este lançamento é gratuito, podendo aqui ser obtido. Inclui:
  • Jogos em formato .tap
  • Código (Boriel's ZX Basic .bor files)
  • Capa da cassete em inglês e espanhol
  • Ficheiro "Read me"

Sem comentários:

Enviar um comentário