Nome: Bulbo and the Blue Dragon
Editora: Zenobi Software
Autor: John Wilson
Género: Aventura de texto
Ano de lançamento: 2019
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Segundo as palavras de John Wilson, Bulbo and the Blue Dragon deveria ter sido a última conversão para Spectrum de uma aventura feita originalmente para o formato Adventuron. Aliás, foi convertido para várias plataformas, incluindo CPC, C64, Amiga, Atari e MSX. Mas entretanto não resistiu e fez mais uma conversão (Escape to Murky Woods, cuja review detalhada ficará para outras núpcias).
Bulbo and the Blue Dragon, tal como The Hut (que ainda está na nossa lista de pendentes), é baseado nos populares "Escape Rooms", um jogo de equipa, no qual os concorrentes tentam descobrir pistas e desvendar mistérios e quebra-cabeças, por forma a conseguirem escapar de uma situação antes do tempo limite. Esta modalidade está agora na moda e não é de admirar que tenha passado também para os jogos electrónicos.
O objectivo neste jogo é então fazer com que Bulbo consiga ultrapassar um gigantesco dragão azul. para isso terá que encontrar uma forma de o matar e só depois poderá seguir a sua vida, dar a merecida reprimenda no ardina, que pelos vistos insiste em falhar a entrega da Gazzette. No entanto, e ao contrário das restantes aventuras de Bulbo, algumas dos quais temos vindo a elogiar em Planeta Sinclair, Bulbo and the Blue Dragon não nos encheu as medidas. Não pela temática, que nos agrada e bastante, nem pelos diálogos, sempre muito refinados, mas porque nem sempre a solução parece ser a mais intuitiva, e mais complicado se torna quando a língua inglesa não é nativa. É claro que este é um problema nosso, e provavelmente nem se aplica à maior parte das pessoas que vão explorar este jogo, mas não deixa de ser um pouco inibidor para quem se inicia nas artes das aventuras de texto.
Por exemplo, a certa altura temos uma faca "cega" em nosso poder. A única forma de a afiar é através de uma pedra. Conseguimos examinar a pedra, sabemos que a mesma é parte da solução, fundamental para se conseguir avançar, no entanto não conseguimos pegar a pedra, muito menos afiar a faca nela, enquanto não digitarmos um outro comando (e não obstante a mesma poder ser examinada). Algo aqui não está devidamente devidamente apurado, ou pelo menos na forma a que John Wilson nos habituou. Talvez o facto de terem sido feitas várias versões do jogo, de forma rápida, levasse a que não tivesse sido testado exaustivamente.
Assim, por inépcia nossa, ou simplesmente por o jogo não estar limado o suficiente, sentimos alguma dificuldades em conseguir avançar, não convidando o novato neste tipo de jogos a chegar ao fim. Uma pena, pois os diálogos sempre bem humorados de John Wilson, assim como a sua habilidade na construção de aventuras envolventes e divertidas, poderiam pensar que esta sua última conversão viria a ser épica. Não o foi, pelo menos no nosso entender. Mas também não foi a última conversão, pelo que a história ainda poderá ter um final feliz.
Sorry about the problem with the knife ... you need to be holding BOTH the knife and the stone in order to sharpen the knife.
ResponderEliminarah, thanks. Will be back to it soon :)
EliminarBulbo and the Blue Dragon - SOLUTION
ResponderEliminarnorth
examine tree
search tree
examine poster
get knife (both the knife and poster fall to the ground)
get knife
examine tree
search undergrowth
get stone
sharpen knife
worn
examine shirt
examine vest
cut string (it drops to the ground)
get string
get branch
make bow (places it on ground)
get bow
look up
look left (bord flies south)
follow bird
east
east
east
east
north
examine shells
search shells
get feather
west
south
south
south
east
east
north
examine twigs
get twigs
make arrow
get arrow
get bow
examine dragon (learn about missing scale)y
shoot dragon
north
Thank you John. After completing Alien Research will give it another try :)
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