terça-feira, 16 de julho de 2019

Glazx


Nome: Glazx
Editora: NA
Autor: EugenyN
Ano de lançamento: 2019
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 2

Glazx foi criado em 1992, no entanto apenas em 2019 teve honras de lançamento com toda a pompa e circunstância por parte de Eugeny Novikov. E ainda bem que o jogo não se manteve no limbo, pois tem uma característica muito interessante: é multiplayer. Quer isso dizer que permite dois jogadores em simultâneo. Aliás, é condição fundamental, pois não existe o modo de 1 jogador, o que é pena.

Estamos assim perante um jogo que coloca dois jogadores em confronto num cenário pré-definido. Existem 12 mapas à escolha, mais 4 mapas secretos, sendo este um dos seus trunfos, pois permite adicionar variedade a um jogo que poderia à partida tornar-se monótono. Assim, um jogador controla o glaz verde (ser semelhante a um olho) e outro o azul, ambos estão munidos de uma arma de raios, e terão que atingir o outro. Os elementos do cenário servem de barreira, conferindo também um elemento de estratégia ao jogo. Vence o glaz que conseguir eliminar todos os glazes adversários num tempo limite.


Periodicamente vão surgindo alguns bónus no cenário, desde vidas (glazes) extra, munições (atenção ao modo de jogo "one shot" que permite apenas um tiro antes de se recarregar a pistola de raios), tempo extra e mísseis especiais, impossíveis de serem evitados pelo adversário. Há também que ter em atenção que sempre que um jogador atinge o outro, esse fica incapacitado durante algum tempo, e portanto sujeito a ser massacrado com mais alguns raios.

Existem ainda três modos de disparo, o normal (pressionando na tecla de disparo, o raio segue sempre na direcção para a qual estamos virados), o de raio curvo (carregando no disparo e em qualquer direcção, excepto frente, o raio pode ser virado), e o raio rápido (carregando no disparo e para a frente, alguns raios podem atravessar a parede, tendo uma probabilidade de acerto de 50%).

O jogo é então uma espécie do "gato e do rato", sendo fundamental reflexos rápidos, e já agora mão certeira. Uma evolução de um estilo que começou com o mítico High Noon, título que ainda hoje faz as delícias de todos, como tivemos oportunidade de constatar na exposição Load"" em Cantanhede.


O cuidado que o programador revela com este lançamento é também visível na quantidade enorme de opções. Assim, 4 modos de jogo diferentes, 16 mapas à escolha, vários tipos de bónus a aparecerem nos cenários, e até a possibilidade de se escolher diferentes efeitos sonoros, contribuem para aumentar a atractividade de Glazx.

No entanto há um grande "senão", e que até é incompreensível dado o elevado número de opções do jogo: não existe a redefinição de teclas, e as pré-definidas tornam Glazx muito pouco funcional. É uma pena que o programador não tenha previsto esta opção, baixando drasticamente a jogabilidade e a consequente pontuação de um jogo que tinha tudo para ser uma referência do género.

De qualquer forma, quem se conseguir adaptar às teclas pré-definidas, e se tiver um companheiro de jogo, pode estar seguro que terá aqui divertimento e emoção para muitas horas. Para isso basta aqui vir descarregar o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário