quinta-feira, 25 de julho de 2019

JSW 128 VK3 e JSW 128 VL5


Nem sempre seguimos a  Jet Set Willy and Manic Miner Community com a atenção devida e por vezes escapam-nos lançamentos importantes, como foram os casos de JSW 128 VK3 e JSW 128 VL5, ambos de Norman Sword. O que vale é que páginas como a Spectrum Computing nos vão ajudando a manter actualizados. Há muito que esta página superou a World of Spectrum, tendo sempre informação e fóruns mais actualizados, e acima de tudo mais amigáveis, sem muita da "porcaria" que invadiu a World of Spectrum depois da saída de Martijn van der Heide. E infelizmente, a avaliar pelo nível dos moderadores dessa página, não existe esperanças que alguma vez regresse ao que foi no passado. Mas adiante, chega de desabafos...

Norman Sword lançou já cerca de um ano JSW 128 VK3. Esta versão de Jet Set Willy apresentava uma série de melhoramentos relativamente ao original, nomeadamente o dobro da velocidade, até 16 sprites por quarto, que também se podem movimentar na diagonal, e, claro, 128 quartos, dai o título da versão (o jogo continua a correr no modo 48K).

Para os muitos fãs da instituição em que se tornou o mineiro Willy, é mais que obrigatório, podendo aqui ser descarregado.


E como se não fosse pouco, perto do final do ano saiu a VL5, com ainda mais alterações relativamente ao original, desta vez mesmo estruturais. Assim, soa bem a única limitação ser o tempo limite para se recolher todos os objectos? Pois, em alguns quartos encontram-se portais que automaticamente gravam o jogo, e de cada vez que tocamos um inimigo ou obstáculo, em vez de perdermos uma vida, somos transportados para o último portal que visitámos. Simplifica sem dúvida a tarefa, mas não em demasia, pois teremos que voltar a apanhar os últimos objectos que recolhemos após o jogo ter sido gravado.

Existem ainda mais modificações relativamente ao original, mas para isso terão que experimentar esta versão, podendo aqui ser descarregada.

Sem comentários:

Enviar um comentário