sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Computo Manias n.º 13

E em Outubro de 1990 a Computo Manias chega ao fim. O número 13 é muito importante, não só por ser o último, mas também porque colocou a peça final que necessitávamos para resolver o puzzle de Talismã. 

Assim, em Setembro de 2018 fizemos um pouco de futurologia e de forma um pouco especulativa e arriscada, até, deixámos as nossas impressões sobre o jogo Talismã e sobre aquilo que teria acontecido às partes 3 e 4, mas também sobre o facto do jogo ter sido criado em 1987, a comunicação social ter falado dele na altura, e o ecrã ter a data de 1990. Pois bem, acertámos na mouche e podemos agora revelar parte da história.

Saiu efectivamente uma primeira versão de Talismã em 1987, que foi enviada para alguns jornais. É preciso não esquecer que os autores eram jornalistas e muito bem relacionados no meio. Mas por dificuldades várias, apenas em 1990 o jogo foi lançado no circuito comercial através da Softmail. Do pacote constavam as partes 1 e 2 do jogo, bem como o respectivo manual, do qual também já tínhamos conhecimento. Entretanto, as partes 3 e 4 já estavam a ser trabalhadas, inclusive com uma versão para o mercado britânico. O seu lançamento dependia do sucesso comercial das partes 1 e 2, mas também de acordos de distribuição para outros mercados. E por várias razões, isso nunca chegou a acontecer (e está aqui parte da história que não podemos revelar).

Em suma, apenas existe as partes 1 e 2 (não temos autorização para as partilhar), as partes 3 e 4 não chegaram a ser finalizadas, pelo menos que tenhamos conhecimento, e parte da história é revelada neste número da Computo Manias, que pode aqui ser descarregado, cortesia do Pedro Santos

3 comentários:

  1. Porque vale a pena recordar:

    https://youtu.be/meRu2OgGkQc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente que só se perdeu as partes 1 e 2 ;)

      Eliminar
  2. Depois de ver o video partilhado pelo Mário Viegas, fiquei curioso... O Planeta Sinclair / André Luna Leão investigou a cassete do Gonçalo Ferreira? Quais foram as conclusões? A conclusão do Gonçalo de que - de certeza - este jogo tinha 4 partes, parece-me discutível... antes de ter gravado por cima, é possível que ele tivesse as mesmas parte 1 e 2 na parte A e parte B da cassete...

    ResponderEliminar