sábado, 30 de janeiro de 2021

Graficos II (MIA)


Há uns tempos, o Rui Figueiredo tinha emprestado ao Pedro Pimenta umas cassetes com alguns jogos. A maior parte das cassetes caminhava para ficar com as gravações apagadas, pelo que pegamos-lhe na altura exacta. Assim, no meio de pequenos programas caseiros, que a seu tempo serão disponibilizados à comunidade, vinha um muito, muito interessante. Foi o cabo dos trabalhos para o recuperar, com longos dias até conseguir ter uma versão funcional e muito corte e costura pelo meio, para depois descobrir que já tinha o programa preservado através de uma cassete que nos tinha sido emprestada por um outro contributor. Enfim...

Gráficos II (versão 2.1) foi criado em 1985 por Luís Rodrigues. Curioso é que o programa, um utilitário que permite construir gráficos de modo muito profissional, entrou no mercado comercial (vinha com um manual, que infelizmente não conseguirmos recuperar), no entanto nunca o vimos referido em publicação alguma. Isto leva-nos a reflectir sobre a quantidade de programas portugueses que chegaram a ser vendidos nas lojas e não estão referidos em local algum (temos mais uns quantos nessas condições para partilhar.


O menu inicial do programa mostra desde logo uma impressionante quantidade de opções, permitindo configurar vários tipos de gráficos. Realmente o manual daria muito jeito, mas aos poucos fomos brincando com o programa e conseguimos criar umas coisas engraçadas.

Outra das opções que nos chamou a atenção foi a das Operações com Floppy. Só conhecemos um outro programa, por sinal um utilitário lançado pelo Projecto Futurismo (ainda não disponibilizado), que permite esta funcionalidade. Isto mostra o quanto este programa estava bem feito.

Já agora, o que aconteceu às restantes versões? E a Gráficos I? Se algum dos nossos leitores o souber ou tiver o manual, por favor entre em contacto connosco. Entretanto podem aqui descarregar o programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário