terça-feira, 26 de janeiro de 2021

TotoGauss


TotoGauss, tal como o nome indica, junta no mesmo programa o jogo do Totoloto e a Distribuição de Gauss (ou Distribuição Normal, se preferirem). Não iremos aqui entrar no campo da estatística (ou no dos jogos da sorte) para detalhar estes conceitos, mas o que a Paula Silva desenvolveu foi uma maneira funcional de se visualizar a probabilidade de sair uma determinada chave. Ou melhor, não uma determinada chave, mas o somatório dos seis números da chave.

Parece complicado? Imaginemos dois dados, a probabilidade de sair 7 no somatório dos dois dados, é maior que 2 (ou 12). Para sair um 2 a probabilidade é muito baixa (tem que sair 1 em cada um dos dados), enquanto que para sair 7, existem muito mais opções (6+1, 5+2, ..., 1+6). A mesma coisa acontece em TotoGauss, cujo gráfico não seria muito diferente daquele que seria gerado através de dois dados. 

Assim, em TotoGauss é simulada a extracção de 10.000 chaves. O somatório dos seis números que saem, e que podem variar entre 21 e 279, vão sendo acrescentado num gráfico, que tal como seria de esperar, vai ter um formato semelhante a uma onda (ver ecrã acima).   

De referir que a Paula criou este pequeno programa a 19 de Dezembro de 1994, em Quick Basic (para DOS), tendo transposto agora para o Spectrum. Poderão vir aqui descarregá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário