quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Yanga+


No final de 2019, mesmo a tempo de entrar na competição Yandex Retro Games Battle 2019, foi lançado Yanga. Apesar de reconhecermos que a ideia era boa, não nos enamorámos por ai além pelo jogo. Por muitas razões, mas as principais por estar em russo e não o conseguirmos entender, mas também porque não tinha som, sendo neste aspecto bastante penalizado na classificação final da competição. Mas agora, o seu autor lançou Yanga+, juntando-lhe tudo aquilo que sentia fazer falta na primeira versão (provavelmente não teve tempo para mais).

A primeira coisa que se nota é a inclusão de um ecrã de carregamento. Depois de carregado, ficamos então a conhecer a história deste jogo, pois finalmente os textos encontram-se em inglês. O menu inicial também é agora diferente, contemplando novas opções (redefinição de teclas, por exemplo) e, espante-se, foi incluída música na versão 128K (daí o bloco de dados adicional para esta versão). Pena, como já é habitual nos jogos vindos do Leste, a música ter pouco a ver com a temática do jogo.

Como se não fosse pouco, os níveis são substancialmente diferentes, com gráficos mais claros e, inclusive, carregando-se no "Space", podemos ter outras opções à nossa disposição.  Além disso, são gerados pontualmente códigos para os níveis que completamos, permitindo recomeçar no ponto onde havíamos ficado.

Agora sim, temos um jogo que caso tivesse sido lançado na altura da primeira versão, além de ter uma pontuação mais elevada em Planeta Sinclair (pelo menos um 8), iria escalar algumas posições na competição.  Poderão aqui descarregar Yanga+, é gratuito, mas uma pequena contribuição para o seu autor é inteiramente justa.

Sem comentários:

Enviar um comentário