domingo, 12 de fevereiro de 2023

CM: Os Jogos no Computador - 104


A edição de 14 de julho de 1991 de "Os Jogos no Computador" é imperdível para os fãs aventuras de point & click, com a análise a "The Secret of Monkey Island", um clássico bem conhecido deste género. Quanto ao ZX Spectrum, há a destacar a questão de um leitor sobre como passar um jogo de 128K para um PC. Redondo não, é o que responde Paulo Ferreira. E mesmo que fosse possível, remata o Paulo, qual o interesse quando se tem uma máquina muito superior?

O curioso é que o Paulo desconhecia que já nesse mesmo ano de 1991, foram criados alguns dos primeiros emuladores de ZX Spectrum para o MS-DOS, tais como, o JPP de Arnt Gulbrandsen, o Z80 de Gerton Lunter ou o Nutria de Juan Madrigal. A emulação do ZX Spectrum já havia dava os primeiros passos, uns anos antes, no Amiga e no PC, com o Pedro Gimeno a criar o 1º emulador no MS-DOS.

Em 1992 lembro-me de ter visto em revistas, referências aos tais "emuladores" que permitiam correr os jogos do Spectrum no PC. Confesso que na época não havia entendido o alcance destes softwares, mas sabia que era uma forma de não perder o contacto com a minha máquina predileta, e os jogos que me acompanharam durante alguns anos. Não queria perder essas memórias.

Mal tive o primeiro PC (486) em 1993, procurei um amigo que me entregou em disquetes, uma cópia de 3 emuladores: JPP, Z80 e Spectrum, juntamente com alguns jogos: Spy Hunter, Kokotoni Wilf, etc. Assim que coloquei a primeira disquete e experimentei um desses emuladores, senti algo quase tão especial como quando recebi o meu ZX Spectrum no Natal!

Creio que esta minha experiência respondia, em parte, à pergunta do Paulo sobre o interesse em termos jogos de uma plataforma antiga, numa máquina muito superior. Pelo prazer e pelas memórias. Mas há também outra camada de importância na emulação...

Quando comecei a navegar na internet, por volta de 1996, algumas das minhas primeiras pesquisas foram relacionadas com o ZX Spectrum. Acabei por dar com alguns fóruns dedicados ao ZX Spectrum, e com o World of Spectrum, que mal devia ter feito um aninho. Vi a comunidade a crescer em torno do desenvolvimento tecnológico da emulação, os autores a trocarem conhecimentos entre si, as partilhas de jogos já convertidos para vários formatos.

E ainda bem que as pessoas não desistiram de levar o ZX Spectrum consigo para novas plataformas e sistemas. O apego às memórias incentivou o engenho para desenvolver a emulação que, por sua vez, fez nascer os primeiros movimentos de preservação do software do ZX Spectrum.

"Mas Filipe, hoje é mais fácil ter este discernimento sobre a importância da emulação, do que naquela época". É verdade! Eu não tinha a menor noção do que viria a ser esta nossa comunidade nos dias de hoje. Mas eu, tal como muitos outros, não desistiram das suas memórias, mesmo tendo migrado para um computador superior.

Podem descarregar esta edição neste link. Novamente, o nosso agradecimento ao Mário Moreira pelo trabalho de preservação e digitalização.

2 comentários:

  1. Podem confirmar a data? presumo que seja 14 de julho 1991 e não de agosto 1991

    ResponderEliminar