sábado, 25 de fevereiro de 2023

The Forest of Shadows

Nome: The Forest of Shadows
Editora: Vesúvio
Autor: Mário Nogueira
Ano de lançamento: Desconhecido (provável 1987)
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Em breve

Quando pensávamos que pouco mais a cena Portuguesa do ZX Spectrum tinha para oferecer, eis que as surpresas continuam a aparecer. Desta vez, e graças ao Nuno Leitão, autor do 24 Horas e um dos dinamizadores do CNA (Clube Nacional de Aventura), juntamente com o Nuno Silva (estamos em contacto com ambos), conseguimos chegar até uma aventura de texto desconhecida, não obstante o Nuno Leitão ter enviado uma solução (parcial) para as páginas d'A Capital em 1987. Na altura, e por o título ser em inglês, não a catalogámos logo como uma aventura nacional, mas agora, que tivemos acesso a ela, podemos confirmar que tem marca nacional. Apenas não sabemos se chegou a ser lançada oficialmente pelo CNA (vinha numa das cassetes deste clube).

Seja como for, independentemente da informação que ainda nos falte sobre este jogo, o mais importante é que já está preservado (em breve será partilhado com a comunidade), existindo sempre a hipótese de mais tarde ou mais cedo conseguirmos encontrar o seu autor, o Mário Nogueira (nome demasiado comum para conseguirmos chegar até ele, mas pode ser que ele veja esta descoberta e chegue até nós - não seria a primeira vez que isto aconteceria).

Deixamos também já um alerta: esta não é uma aventura para principiantes. Quem espere facilidades, não é aqui que as vai encontrar. Tem cerca de dezena e meia de objectos, alguns dos quais dispensáveis (e os nosso bolsos são muito pequenos), mais de 100 locais diferentes, segundo as nossas contas, não faltando várias armadilhas mortais e um verdadeiro labirinto nas catacumbas, com muitos buracos por onde cair.

Nem tudo é perfeito, pois encontrámos alguns comandos um pouco menos intuitivos do que o habitual (por exemplo, para subirmos a montanha, temos que primeiro digitar "throw rope", e depois usar o comando "up rope". O comando "use" não tem aqui utilidade. Tem também alguns momentos em que podemos ficar completamente confundidos, como dentro do túmulo, quando de repente somos nocauteados e vamos parar nas catacumbas. 

Mas tudo começa de forma mais ou menos pacífica, num caminho que vai dar a uma casa um tanto ou quanto fantasmagórica. Já agora, o nosso nome é Lawrence e somos deixados completamente no escuro quando o jogo se inicia. Apenas sabemos que existe algo estranho na floresta que temos que descobrir.

Vamos seguindo o caminho e em breve se depara o primeiro obstáculo: um esfomeado cão. Não será muito complicado ultrapassá-lo, até porque até aqui poucos objectos temos em nosso poder (e é óbvio aquele que serve para passar o cão). 

Depois de ultrapassado o cão, entramos na casa, e esta tem algumas passagens secretas a descobrir e mais armadilhas. Deixamos aqui uma dica para um dos comandos menos intuitivos, mas fundamental para se poder avançar: "Press T". O local onde é usado, terão que o descobrir.

A casa tem também um cemitério, não faltando o Conde Drácula. É necessário explorar tudo muito bem, em especial as tumbas, pois encontra-se ai o segredo para o acesso às catacumbas (da maneira menos improvável - mais uma dica: "Dial" será o comando correcto).

As catacumbas será mesmo a zona mais difícil de ser ultrapassada. São cerca de 25 ecrãs que constituem um verdadeiro labirinto recheado de armadilhas. E aqui encontram-se também alguns dos objectos que vamos necessitar mais à frente, nomeadamente nos corredores que vão dar ao jardim da casa e à Floresta das Sombras. Atenção que assim que saem das catacumbas, não têm mais acesso a elas, portanto é bom que estejam munidos dos objectos certos.

Por fim, temos a gruta e as montanhas, assim como o túnel que vai dar à saída. Se tudo correr bem e tivermos na nossa posse os objectos certos, poderemos então chegar ao fim desta aventura (ainda nos falta um objecto para lá chegarmos).

The Forest of Shadow é assim mais uma pérola que permanecia escondida, mas que com a rede de contactos que temos vindo a obter, nos permitiu chegar até ela. Por vezes a fazer lembrar O Globo da Luz, de João Paulo Fragoso (por falar nele, ainda procuramos o "Jogo de Aventura"), e embora não tenha textos tão absorventes como esse, constitui um desafio tão ou mais desafiador. Serão capazes de chegar ao fim e descobrir o que se esconde nesta Floresta de Sombras?

Sem comentários:

Enviar um comentário