sábado, 18 de fevereiro de 2023

Turbo The Tortoise 30th Anniversary Edition


Nome: Turbo The Tortoise 30th Anniversary Edition
Editora: Hi-Tec Software (versão 1992)
Autor: Dave Thompson, Jarrod Bentley, Dennis Mulliner, GoodBoy (MOD) e Tiiboh (MOD)
Ano de lançamento: 1992 / 2023
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Turbo the Tortoise saiu em 1992, numa altura em que o ZX Spectrum já definhava e apenas editoras como a Hi-Tec Software ou a Code Masters continuavam a lançar jogos com alguma regularidade para esse computador. E mesmo esta última já tinha dado o canto do cisne com Crystal Kingdom Dizzy, ficando a Hi-Tec como das poucas resistentes, mas também não por muito mais tempo. No entanto, ainda foi a tempo de lançar um dos seus melhores jogos, Turbo the Tortoise, e caso tivesse surgido uns anos antes, poderia ter criado uma nova saga, quem sabe tão famosa como Dizzy.

Estamos aqui perante um platformer puro, entrando directamente no campeonato de Mario Bros., muito embora o personagem principal seja neste jogo uma tartaruga. Esta, ao longo de seis níveis, que nem são assim tão longos, tem que ir ultrapassando os diversos obstáculos e inimigos que vão aparecendo pelo caminho para, no final de cada nível, defrontar um big boss. O sucesso parecia estar garantido, até porque em 1992, o ZX Spectrum era quase exclusivo de um público muito juvenil que herdou os computadores dos seus irmãos, e além da temática infantil e cartoonesca, o grau de dificuldade era muito pouco elevado, sendo o ideal para a pequenada.


Aliado a um grafismo interessante, Turbo the Tortoise valia-se também pela imensa jogabilidade e capacidade viciante. De facto, era um delírio colocar a tartaruga aos saltos, em especial sobre a cabeça dos inimigos, pois era forma muito prática de os eliminar, evitando gastar as munições, que não abundavam, apesar de haver recargas em todos os níveis.

Os níveis são seis, conforme já referimos, e esta versão de 2023 mantém-se tal e qual como no original. Passamos assim pela zona da pré-história, idade do gelo, Egípcia, medieval, século 20 e futuro. A novidade é que agora, sempre que iniciamos cada nível, Jarrod Bentley presenteou-nos com um atractivo ecrã de introdução (assim como quando se termina o jogo, naquilo que era uma das pechas do original e que não condizia nada com o restante grafismo).


Outra das novidades a nível gráfico, além do ecrã de carregamento, tem a ver com o painel com a pontuação, vidas e energia disponível. Originalmente estava localizado no topo do ecrã, passando agora para a parte de baixo. Para nós é um pouco indiferente, no entanto, presumimos que possa ser do gosto dos jogadores. De qualquer forma, quem não goste desta mudança, tem sempre a possibilidade de jogar a versão de 2022, ainda com o painel na parte de cima.

Turbo the Tortoise 30th Anniversary Edition é então um jogo muito simples, despretensioso, que mais não pretende do que permitir-nos passar alguns momentos de lazer, sem termos que pensar muito. Como está muito bem implementado e as capacidades adictivas permanecem intactas, é agora uma boa oportunidade para se voltar a este jogo. Caso não o conheçam, não é cedo nem é tarde, é o momento ideal para o experimentarem. Temos a certeza que não se irão arrepender.

Sem comentários:

Enviar um comentário