terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Treasure Island Dizzy (Extended Edition 2023)


Nome: Treasure Island Dizzy (Extended Edition 2023)
Editora: Code Masters (versão 1989)
Autor: The Oliver Twins, Neil Adamson, David Whittaker, Andrei Titov (Dr. Titus)
Ano de lançamento: 1989 / 2023
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

O mesmo autor da versão estendida de Dizzy (Extended Edition 2021), Dr. Titus, pegou no segundo episódio da série e deu-lhe a mesma roupagem. Para muitos o melhor episódio da série (não é a nossa opinião, pois nada bate  Wonderful Dizzy), mas fez tantas melhorias que quase parece estarmos perante um novo jogo. Não vamos referir todas as modificações, até porque já falámos delas aqui, mas corrigiram algumas que tornam este jogo um produto muito melhor. 

Foram adicionadas vidas, e se bem que este não era um jogo que exigisse muita destreza nos dedos, existiam alguns inimigos que pelo seu posicionamento (e fora da nossa vista no ecrã), por vezes faziam-nos perder a vida de forma injusta. Lembramo-nos de um certo tubarão e de um cardume de peixes que, por vezes, se atravessavam no caminho sem que pudéssemos fazer alguma coisa. Tendo mais vidas ao nosso dispor, este problema fica minorado.

Alguns objectos, incluindo moedas, também mudaram de local, sendo o mais crítico o da câmara de vídeo, pois é aquele que nos permite ligar a ignição do barco. Ainda por cima, encontra-se num dos novos ecrãs (o jogo tem agora quase o dobro do tamanho) e é precisamente o último item a ser obtido, sendo zelosamente guardado por uma medusa (em inglês jellyfish - atentem no nome).

Tendo o jogo quase 20 novos ecrãs e quase uma dezena de novos objectos, resolve mais uma das lacunas de Treasure Island Dizzy. Assim, muitos fãs da série queixavam-se que o jogo era pequeno. De facto, em menos de 20 minutos conseguia-se terminar. Agora, sabendo de antemão como se resolvem os puzzles, necessitam pelo menos de uma hora para chegar ao fim. 

Por fim, e isto parece um pormenor, mas resolve mais uma pequena irritação. Agora, assim que apanhamos os óculos de mergulho, nunca os deixamos de ter. Podemos então andar na água sem correr o risco de morrermos porque nos esquecemos que já não estávamos na sua posse deste objecto. 

Mas vamos então à história de Dizzy 2, tal como foi narrada há quase 35 anos... 

Dizzy estava ansioso por fazer um cruzeiro à volta do mundo. Quando contou aos outros Yolk sobre a viagem que ia fazer, eles logo desconfiaram que vinham ai problemas, pois bem o conhecem. E Dizzy até gostou do cruzeiro no início, embora houvesse muitos piratas no navio. Ia-se bebendo grogue a rodos e até o capitão, Long John Silver, apesar do seu ar de pirata mau tal como estamos habituados a ver nos filmes, ao qual não faltava a perna-de-pau e o papagaio no obro, era um velho adorável. A certa altura, num momento de acalmia nos mares, Dizzy organizou uma partida de críquete no convés. Mas de forma inadvertida e impensável, usou a coleção de pernas sobressalentes de Long John para servir de taco e, quando estes se perderam no mar, Dizzy foi naturalmente parar à prancha. Bem sabemos o que isto quer dizer, não é? Foi assim que foi parar a uma ilha aparentemente deserta, da qual tem que encontrar agora a saída.

Em primeiro lugar, a ilha está longe de estar deserta. Não só tem inúmeros inimigos e armadilhas, mas também uma loja e o responsável pela mesma. Este é peça fulcral para escaparmos, pois troca-nos alguns objectos pelo barco que nos vai fazer escapar. Assim, a primeira tarefa é ir recolhendo os objectos dispersos pela ilha, perceber de que forma nos poderão ser úteis (quase sempre desbloqueiam a passagem para novos locais), e colocá-los no local correcto. Alguns locais são imediatamente identificados, mas outros vamos ter que usar muito pensamento lateral.

A segunda tarefa é explorar tudo muito bem, pois existem 30 moedas para serem recolhidas e só após as apanharmos todas, poderemos terminar o jogo. Sim, para conseguirmos ultrapassar o barqueiro, um personagem irmão gémeo do lojista, mas ainda mais avaro, necessitamos de juntar todas as moedas para pagamento da "portagem". E algumas das moedas estão diabolicamente bem escondidas, por  vezes atrás da vegetação, outras atrás de caveiras, e algumas até parecem estar em pontos inacessíveis.

De resto, toda a mecânica do primeiro Dizzy (e de todos os outros) encontra-se neste jogo. Quer isto dizer que quem é fã da série, vai adorar, quem não o é, poderá não lhe achar tanta piada. Mas a esses, dizemos: vale a pena espreitar esta versão estendida de Dizzy 2, poderão vir a ter uma bela surpresa...

2 comentários:

  1. Como conseguimos obter wonderful dizzy ?nunca encontrei o site de venda 🤔..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas em formato digital. A versão física que viste, foi feita por nós, mas apenas como oferta para o museu e para o vencedor do concurso BASIC Apascalado.

      Eliminar