quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Perito (MIA)


Perito foi o último programa que o Zé Oliveira escreveu para o ZX Spectrum no século 20 (excepto os programas da série BASIC Apascalado).

Trata-se de um editor de bases de conhecimento em forma de árvore. Não é um jogo mas pode ser usado para fins recreativos. Desafio: com a base de conhecimento Vida, pensar num animal conhecido e depois tentar encontrá-lo.

A cassete contém o seguinte:

  1.     Introdução
  2.     Programa Perito
  3.     Base de conhecimento: Exemplo
  4.     Base de conhecimento: Ladrão
  5.      Base de conhecimento: Vida

No modo mais simples de utilização, basta usar a base de conhecimento (opção 1) e carregar outra base de conhecimento (opção 7). Infelizmente, o programa não tem a opção de voltar à pergunta anterior, por isso, temos que começar sempre do início. Além disso, o programa tem um editor de árvores binárias. Este editor é muito rudimentar e não permite alterar a árvore - por isso, quem quiser criar uma árvore de conhecimento, tem que ter muito cuidado ao introduzir a informação. Outra melhoria seria usar uma árvore de conhecimento com mais opções do que "SIM" e "NÃO" (árvore B+).

No século 20 fazia sentido criar bases de conhecimento deste tipo. Mas, estas bases de conhecimento exigiam introduzir todo o conhecimento à mão. Actualmente, é preferível ir dando informação ao programa e deixar este criar o conhecimento. Além de simplificar o trabalho humano, este processo tem a a vantagem de deixar o programa corrigir automaticamente a informação errada (quando se cria conhecimento é fácil chegarmos a conclusões erradas!).

A base de conhecimento "Vida" foi criada pelo Zé Oliveira apenas para demonstrar o programa. Esta base de conhecimento tem vários erros - erros devido a falha humana e erros devido a conhecimento obsoleto. Na internet podemos encontrar várias bases de dados sobre a classificação dos seres vivos - uma das mais populares está aqui.

O Programa Perito pode ser bom ou menos bom, dependendo da base de conhecimento que estiver a ser usada. Este programa teve grande sucesso quando o Zé Oliveira colocou o programa num sistema Unix da Universidade do Minho e introduziu uma base de conhecimento profissional sobre diagnóstico médico. Para ter uma ideia de como era esta base de conhecimento de diagnóstico médico, podem aceder aqui a uma simplificação do programa: 

Curiosidade: A introdução do programa contém uma assinatura feita com outro programa do Zé Oliveira (Grafia, Graf Maker).

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário