quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Bomber Pengo

Já se sabe que Gabriele Amore tem uma maneira muito peculiar de dar o seu toque pessoal aos jogos que vai criando. Sprites sempre tremendamente coloridos e atractivos, por vezes aos tremeliques (por aqui identificamos logo quando é um dos seus jogos), sempre que pode contemplando elementos de quebra-cabeças (como é o caso deste Bomber Pengo), músicas orelhudas (a contemplada desta vez é Take on Me, dos A-ha), e normalmente são jogos de arcada puros. Claro que por vezes criticámos os seus jogos, não pela ideia por detrás do jogo, mas porque por vezes não pareciam estar finalizados. Mas também sempre dissemos que Gabriele era bastante talentoso e que se se aliasse às pessoas certas (como por exemplo a John Davies), os seus jogos iriam evoluir tremendamente.

Dito e feito... Desde de The Humans, um aparentado de Lemmings, que se nota uma evolução brutal neste programador. As boas ideias continuam lá, mas aliam-se agora a uma melhor jogabilidade e os jogos já têm o ar de que efectivamente estão terminados. Depois do referido The Humans, experimentámos Frantic Pengo 2 e, especialmente, Dig Dug Doug, tendo ainda pelo meio a brincadeira Snowed Under. São tudo produtos com uma qualidade bastante aceitável e bastante divertidos, e agora, Bomber Pengo segue pelo mesmo diapasão.

A ideia é muito simples. O objectivo passa por em cada ecrã e num tempo limite que parece sempre muito curto, recolher todos os corações. E parece muito curto porque a maior parte dos corações não podem ser imediatamente apanhados. É necessário ponderar muito bem o caminho a fazer, não só porque o relógio joga contra nós, mas também porque existem muitos obstáculos pelo caminho (a partir do nível 3 existem mesmo inimigos móveis).

Para se conseguir eliminar os obstáculos, teremos que lhes colocar uma bomba em local adjacente. Assim que a deixamos, passado uns segundos rebenta, assim como aquilo que está à volta (nós incluído). Mas a função das bombas é muito mais abrangente, pois só através delas conseguimos chegar aos corações e plataformas que se encontram em pontos que parecem inacessíveis. O problema é que não é assim tão fácil colocar as bombas, pois essas são colocadas na direcção para a qual estamos virados (ou no meio, se não estivermos virados para um dos lados). Podemos então posicionarmo-nos em cima da bomba e ir colocando mais bombas, até chegarmos ao ponto que queremos. Mas atenção, estas têm um pavio muito curto e o que vai acontecer muitas vezes é irmos pelos ares.

Depois de todos os corações recolhidos, abre-se a porta de saída, estrategicamente colocada num ponto complicado, e temos então que correr até ela. Se formos a tempo, passamos para o nível seguinte, agora com outro tipo de dificuldades (maiores, pois claro).

Bomber Pengo é assim um jogo bem ao estilo de Gabriele Amore. É bastante divertido, alinhado com aquilo que o próprio autor nos confessou, pois faz os jogos apenas para se divertir. E ainda bem, pois é também desta forma alegre que devemos levar os seus jogos. Podem vir aqui descarregar Bomber Pengo, seguramente vão passar uns bons momentos com ele.

2 comentários:

  1. the previous file had two bugs i corrected. I also included credits in the title screen https://www.dropbox.com/s/xnxrfw10bip69lp/bomberpengo.tap?dl=0

    ResponderEliminar