quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Duck Tales: Webby to the Rescue!

Nome: Duck Tales: Webby to the Rescue!
Editora: NA
Autor: N10 Team
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Hi. We are the N10 Team, a small indie developer. And we want to present our first ZX Spectrum 48k game - Duck Tales: Webby To The Rescue! This is a free game we made to celebrates our love and passion for Speccy and Duck Tales. Our team hopes that you and everyone who tries the game will enjoy it and spend an evening with the Kempston controller like in the good old days.


Foi desta forma que um novo colectivo Ucraniano, o N10 Team, se apresentou à comunidade, assim como deu a conhecer o seu trabalho. Esperemos que seja o primeiro de muitos, a avaliar por aquilo que fizeram com Duck Tales: Webby to the Rescue!. Além disso, nessa pequena frase, a equipa resumo tudo: é a paixão pelo ZX Spectrum que nos move. Por vezes é difícil conciliar a vida pessoal, com a profissional, e ainda com um hobby que nos toma muito mais tempo do que aquilo que pensávamos inicialmente. No entanto, como é feito com esta paixão, lá vamos arranjando tempo para tudo. De certeza que esta, e muitas outras equipas e programadores, sentem exactamente o mesmo...

A história deste jogo é baseada nos Duck Tales (Walt Disney), que  apresenta personagens muito populares no nosso país (e também no Brasil). O Tio Scrooge (Tio Patinhas), juntamente com os seus sobrinhos (Zezinho, Huguinho e Luizinho),  e ainda Webby  (Patrícia), partiram para os Cárpatos, onde existe um antigo castelo abandonado, o Fort Cockroach. Reza a lenda que este castelo esconde riquezas incalculáveis. Até agora ninguém foi capaz de as encontrar. Mas Scrooge e os sobrinhos encontraram-nas nas masmorras do castelo, no entanto caíram numa armadilha e encontram-se agora aprisionados, junto a esses tesouros. Webby, que tinha ficado do lado de fora à espera dos seus amigos, cansa-se de esperar e decide entrar para os encontrar, sem consciência dos perigos que vai ter que enfrentar.


O jogo foi desenvolvido utilizando uma versão do La Churrera, e isso nota-se assim que a aventura começa. Os já habituais saltos irreais e sons característicos desse motor, imediatamente são notados. Poderíamos pensar que íamos estar perante um platformer igual a tantos outros que já foram criados com essa ferramenta. Isso é parcialmente verdade, mas Duck Tales: Webby to the Rescue! distingue-se da enorme concorrência pelo grande cuidado colocado ao nível dos cenários e, principalmente, os maravilhosos sprites dos diferentes personagens. Aliás, isso já seria previsível, depois de vermos o ecrã de carregamento, um dos melhores dos últimos anos, na nossa opinião.

O castelo é grande e ao longo do caminho vamos encontrando algumas alas fechadas a cadeado. Para termos acesso a essas novas zonas, é necessário ir recolhendo as chaves que se encontram ao longo do caminho, normalmente em locais de difícil acesso. Além disso, o castelo é assombrado por uma série de inimigos: fantasmas, esqueletos, morcegos, tudo seres pouco recomendáveis e que se nos tocam, roubam uma vida. No entanto, deslocam-se em padrões regulares, facilitando a nossa tarefa, em que apenas temos que aguardar pelo momento mais propício para saltar por cima deles. Ou então, um tiro certeiro com as pedras que a Webby recolheu imediatamente antes de entrar no castelo.


Um pouco mais complicado pode ser ultrapassar alguns dos obstáculos "naturais" do castelo, nomeadamente os espigões e a água. Felizmente que foram deixados nas salas alguns caixotes, que muito jeito dão para serem movidos e colocados em pontos estratégicos, que permitem saltar sobre as armadilhas. 

Também vamos encontrando alguns tesouros pelo caminho, nomeadamente os diamantes e até um testamento. Existem assim objectivos parcelares que podem ser cumpridos, além do resgate dos amigos de Webby. Quando se termina o jogo, temos então a oportunidade de ver até que ponto cumprimos com tudo, deixando (ou não) Scrooge feliz. Seremos capaz de o tornar o pato mais rico do mundo e dono do castelo?

Duck Tales: Webby to the Rescue! não é muito longo e em cerca de 10 minutos termina-se. No entanto, pela maravilhosa vertente gráfica e pela excelente jogabilidade, temos a certeza que vai ser do agrado de toda a comunidade, sendo o exercício ideal para se passar uma tarde a recolher tesouros. Só esperamos que não venha agora uma qualquer personagem mais sinistra que as assombrações deste castelo reclamar pelos direitos de autor, como aconteceu há não muito tempo com Horace, numa situação lamentável e que mostra perfeitamente quem está na cena pela paixão, e quem está pelo dinheiro. A N10 team encontra-se, felizmente, do lado certo...

4 comentários:

  1. Os gráficos fazer me lembrar as caixas usadas em jogos como em rick dangerous o que me desperta muita nostalgia e tenho mesmo de experimentar este jogo.andei a vasculhar a minha cave e apercebi me que tenho tudo para fazer um tzxduino que espero em breve implementar num dos meus zx.
    Quanto a virem reclamar direitos de autor tem vindo a acontecer ,infelizmente é cada vez mais sites são encerrados por ordens judiciais de jogos que deveriam ser de domínio público uma vez que já não são comercializados pelas marcas.espero que nunca chegue ao ponto que queremos uma rom antiga e já não se encontré na net.sites como steam teem sido responsáveis por isso no sentido que compram as royalties aos autores e comercializam os jogos com nova cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, depois daquilo que vi acontecer com a saga do Horace, já acredito que tudo possa acontecer :)

      Eliminar
  2. Ao contrário de processar judicialmente qualquer criador de software video game, porque não apoiar o programador (John Carmack, por exemplo, aprovou vários ports de seus jogos, wolfeinstein, doom, quake, para diversos aparelhos eletrônicos feitos por outra pessoas). E mesmo que o criador ganhe um pouco de cascalho, nada mais justo, a começar pela dificuldade de se programar qualquer jogo, diga-se codificar, sem colocar na balança, tempo despendido na árdua tarefa, fora o consumo de café...
    É a cena "indie e passion on action".
    Quanto à Duck Tales, referido jogo, é bem jogável, bons gráficos, a única coisa que achei que ainda poderia ser melhorado, é mais vida, talvez uns power ups, e uma lógica mais refinada na queda na água, logo na segunda tela...
    Bom jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% com tudo. Abraço e obrigado pela leitura e feedback :)

      Eliminar