quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Florin's Haul of ZX Spectrum Games


Depois de uma enorme (e onerosa) epopeia para conseguir desalfandegar um simples livro, expondo a política de total abuso por parte dos CTT, que se aproveitam indecentemente dos consumidores, sem outra alternativa que não seja pagar e calar, consegui receber em casa Florin's Haul of ZX Spectrum Games, o novo livro de Paul Davies, colaborador da Retro Gamer, Indie Retro News e da nova Crash. Aliás, o livro foi lançado pela Fusion Retro Books, responsável pela Crash, entre outras publicações. 

Do livro consta uma colecção de reviews bastante detalhadas de alguns dos jogos preferidos de Paul. Bem, não são só os preferidos, também juntou à colecção alguns que de alguma forma se destacaram por características muito próprias, como por exemplo o excessivo grau de dificuldade (não foi esquecido Abu Simbel Profanation, o jogo que vem logo à memória quando se fala em dificuldade).

Poderíamos pensar que iríamos estar perante mais uma publicação com análises superficiais e screenshots de encher o olho (e as páginas), como parece ser regra agora para se fazer uns trocos. Felizmente que os nossos receios não se concretizaram, pois o que temos aqui são artigos bastante completos, predominando o humor cáustico de Paul Davies, legítimo herdeiro dos jornalistas da Your Sinclair, muito mais do que da Crash ou da Sinclair User. 

A Your Sinclair era a nossa revista preferida na altura (por vezes comprávamos a Sinclair User, a Crash muito raramente, já que as reviews, por norma, eram chatas). Aquilo que mais gostávamos nos artigos da Your Sinclair era o humor nonsense, sempre presente por todo o lado (além de capas como Vixen, Barbarian ou Game Over e, claro, da Tzer, a mais célebre Ed). Se bem que isso afastava os leitores mais conservadores, o público mais juvenil (como era o nosso caso na altura), revia-se totalmente neste tipo de literatura. E isto foi totalmente transposto para a escrita de Paul Davies, que de forma muito pessoal, normalmente relatando as suas experiências com o jogo que está a analisar, consegue recriar na perfeição as memórias da altura. À semelhança de Paul, também era raro conseguirmos terminar os jogos. 

A maior parte dos artigos inicia-se com o relato das efemérides mais importantes desse ano, normalmente ao nível musical ou cinematográfico, ajudando a ambientarmo-nos e enquadramo-nos no jogo. Não podemos, no entanto, deixar de referir que o gosto musical de Paul, a avaliar pelas bandas que fala nos artigos, é mau (os elementos de Planeta Sinclair é que não percebem de música: Ed). Ok, vamos deixar este pormenor de parte, pois como diz o ditado: gostos não se discutem (e isso aplica-se aos jogos).

Brincadeiras à parte, gostámos muito de Florin's Haul of ZX Spectrum Games. São quase 200 páginas que são consumidas até à exaustão. Pelo facto do foco estar na escrita e não nas imagens, como seria o mais fácil, é garantia que temos leitura para muitas horas. Depois, a clareza na escrita e o humor de Paul, ajuda a tornar esta leitura como uma experiência inesquecível.

Altamente recomendável! 

5 comentários:

  1. "Depois de uma enorme (e onerosa) epopeia para conseguir desalfandegar um simples livro, expondo a política de total abuso por parte dos CTT, que se aproveitam indecentemente dos consumidores, sem outra alternativa que não seja pagar e calar,[...]"

    Absolutamente de acordo!
    No meu caso ficaram com o valor do IVA que já tinha sido pago na origem, com a desculpa de um problema informático e mesmo depois de eu ter provado que tinha pago esse valor.
    Uma desonestidade descarada que demonstra bem a desorganização e os interesses que servem actualmente.
    Se se disser hoje que os CTT foram, em tempos, tão bons como o 'Royal Mail' ninguém acreditaria...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente e devido ao uso de pessoas a contratos os ctt cada vez mais perdem qualidade .cheguei a receber uma impressora vinda de Lisboa toda aos cacos que nunca ninguém se responsabilizou e o serviço de alfandega que nunca há um contato direto e ao qual instituições como a deco não dão resposta. .
    Enfim ...uma tremenda falta de respeito pelos contribuintes deste país .gostava de saber se é este o país que os políticos anunciam aos portugueses quando fazem campanhas...
    Vergonhoso! !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fiz queixa dos CTT. Mesmo não dando em nada, fica o registo

      Eliminar
  3. Pois infelizmente neste país só levam a sério quando metemos um advogado ao barulho. ..

    ResponderEliminar