sábado, 30 de novembro de 2024

Jogo do Mês: Scramble RX

Matra está de volta


Afinal a Espanhola Matra continua bem viva! Pensávamos que esta excelente editora já tinha dado o último suspiro, mas está de volta em toda a sua glória, e logo com o lançamento de quatro excelentes jogos: The Mijadore Vase, de EdD, Monster Mayhem, de Mananuk, Chispy e JetSbot, ambos de Xavisan.

Mas além da inequívoca qualidade dos jogos oferecidos, também os preços são tremendamente atractivos, apenas 8,75 €, acrescido de portes. A Matra é bem conhecida por fazer bom e barato...

Podem aqui comprar as edições físicas dos jogos e ver um pequeno trailer de cada um:

Vamos lá aproveitar para ajudar mais um pouco estas editoras e estes criadores, cujas pequenas receitas vão contribuir para que possamos ter mais produtos como estes.

Motos-Luz (MIA)


Finalmente foi encontrado o último dos jogos mais relevantes do Zé Oliveira. Desenvolvido em 1984, Motos-Luz é um interessante jogo baseado em Tron, que tem a característica de a partir do segundo nível, introduzir um terceiro competidor.

O Zé encontrou agora este jogo nas suas cassetes e enviou-nos. Fica agora a faltar apenas pequenos trabalhos que fez no início dos anos 80, mas estamos convictos que mais tarde ou mais cedo os irá encontrar ou recuperar.

Podem vir aqui descarregar o jogo e tentar desalojar o Zé do primeiro lugar. Desde já avisamos que não vai ser fácil...

Break Space


Daqui até ao final do ano, vamos ter cerca de um mês completamente alucinante. Serão jogos, MIAs e muitas surpresas a sair em catadupa. Vai ser um mês verdadeiramente memorável, é aquilo que podemos já adiantar. Portanto, já sabem, consultem diariamente Planeta Sinclair, pois as surpresas serão também diárias.

Entretanto apareceu um novo jogo, e confessamos que este nos apanhou de surpresa, pois não sabíamos sequer que estava em desenvolvimento. O objectivo em Break Space é salvar a nossa amada das garras de um grupo mauzão, que a raptou. Para isso temos que entrar numa espécie de tabuleiro de batalha, apanhar os orbs que um vortex rodopiante deixa cair sempre que disparamos contra ele, e levá-lo à porta com a côr correspondente. A grande dificuldade é o número de inimigos e a velocidade a que tudo se desenrola. Como os sprites são muito pequenos, não é fácil escapar à horda inimiga. Quem gosta de jogos frenéticos, estará aqui na sua praia.

Poderão vir aqui descarregar este novo jogo, não se esqueçam de deixar uma pequena doação, como compensação pelo trabalho do grupo de programadores da IAMAI Creation.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Órbita Satélites (MIA)

Retomamos a disponibilização de programas para os radioamadores, a maioria encontrados nas cassetes do tio do João Diogo Ramos. O que hoje deixamos, permite encontrar as órbitas dos satélites.

Poderão aqui descarregar o programa.

 

Saturno (type-in)


Continuamos a partilhar os type-ins que o cientista Português Eurico da Fonseca foi colocando nos jornais nos anos 80. Desta vez temos Saturno e apareceu n'A Capital de 27 de Julho de 1984. O efeito é bastante interessante, o que aliás, quem tinha visto Astronauta, já saberia.

Lembramos os nossos leitores que todos os suplementos d'A Capital, DN e MicroSe7e, entre outros, estarão disponíveis para consulta no Museu LOAD ZX a partir de Fevereiro de 2025.

Poderão aqui descarregar o programa.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Paradise Café (2024 remake)


Paradise Café continua, quase 40 anos depois do seu lançamento, a ser motivo de conversa de jogadores e da comunidade, e não só no nosso pais. O Mário Viegas falou sobre este jogo em 2018 (ver aqui), e este post está regularmente em primeiro lugar do top semanal de Planeta Sinclair. Aliás, tem quase 10 vezes mais visitas que o post que se encontra em segundo lugar, o que diz bem do interesse que o jogo revela tanto tempo depois.

Vamos abster-nos de fazer grandes comentários do jogo, pois o Mário já o dissecou e também é público aquilo que, em termos pessoais, acho deste jogo. Também não vale a pena perguntarem-nos quem é o seu criador. No dia em que ele queira que se revele o nome, teremos todo o gosto em anunciá-lo por aqui. Mas até lá, fiquemo-nos apenas pelo nome pelo qual se tornou conhecido: Damatta.

O que aqui nos traz hoje é um remake do original de 1985. Não terá grandes mudanças estruturais ao nível da sua mecânica, mas foram corrigidos bugs (alguns críticos) e a velocidade e fluidez aumentou substancialmente, naquilo que era uma das maiores lacunas do original. Assim até dá mais prazer (sem qualquer duplo sentido) andar por esta rua interminável, repleta de portas que se abrem directamente para a tentação (por vezes apenas para dissabores, em especial se não temos documentos ou a arma).

O programa incluí agora um novo Random Number Generator e, por isso mesmo, foram desbloqueados alguns diálogos. Torna-se assim um pouco mais imprevisível e menos limitado, melhorando a sua jogabilidade. 

Graficamente também teve algumas melhorias, e aquele flicker irritante desapareceu, mantendo-se o colour clash, mas isto já é uma imagem de marca do ZX Spectrum, não sendo portanto problema.

Já ao nível de som, foi introduzida uma melodia AY, o que quer dizer que Paradise Café corre agora no 48K ou no 128K. Caso prefiram o silêncio tal como foi concebido em 1985, basta corrê-lo no modo 48K. Mas para uma nova experiência sensorial (mais uma vez, sem duplo sentido), experimentem-no jogar em todo o seu esplendor na versão com mais memória.

E quem foi o responsável por isto? Nada mais, nada menos, que TheShich. Talvez se lembrem dele, pois foi o responsável por esta obra-prima, Tetris Championship Edition, onde demonstra toda a sua mestria ao nível da programação. E fez um excelente trabalho, permitindo a todos os que não dominam a língua Portuguesa a apreciarem este jogo, por muito errado ou imoral que seja o seu conceito. 

Poderão vir aqui descarregar a nova versão de Paradise Café. Façam-na por vossa conta e risco...

Alphabet Games (FDD)


Alphabet Games, um jogo educativo lançado em 1983, estava numa das disquetes do Luís Bandeira, da Timex, entretanto recuperadas pelo João Encarnado.

Poderão aqui descarregar o seu conteúdo.

Criador do Sinclair QL visitou o museu LOAD ZX


Como anunciado no 4º aniversário do museu LOAD ZX, o David Karlin, criador do Sinclair QL, esteve no museu este verão.

Neste novo video, fica a saber como foi trabalhar na Sinclair Research e descobrir algumas curiosidades sobre os QLs que o museu tem na sua coleção. 

Juntem-se a nós hoje, às 21h, no canal de YouTube do museu! Vamos estar online a conversar e a responder a perguntas. Contamos contigo!

Pyramid Escape


Primeiro foi Castle Escape. Seguiu-se, um ano depois, Forest Escape. Mais um ano se passa, e este simpático cavaleiro volta a estar novamente em apuros, desta vez numa pirâmide. Mas também não admira, pois desloca-se numa nave espacial e tem um fascínio por tesouros.

Assim, depois de encontrar na floresta as quatro arcas, chegou-lhe ao conhecimento que um poderoso artefacto, a Pedra do Dragão, seria a chave para as viagens interplanetárias. Os boatos falavam também em quatro chaves em forma de escaravelho, escondidas no interior da maior pirâmide existente, guardadas em sarcófagos há muito esquecidos. Esta é então a sua nova missão, navegar pelas profundezas labirínticas da colossal pirâmide e encontrar a lendária pedra do dragão. Só assim Wee Knight poderá escapar deste mundo de desertos e dunas douradas.

Está então dado o mote para um novo platformer desenvolvido por IrataHack, muito à semelhança dos seus jogos anteriores. Para isso basta aqui virem descarregá-lo. É gratuito, mas uma pequena doação irá ajudar Wee Knight a meter combustível na sua nave e partir para novas explorações.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Modem (MIA)


O professor Noémio Ramos não se dedicou apenas ao ZX81 e ao FDD. Também encontrámos nas suas cassetes programas para o ZX Spectrum.

Este utilitário que hoje partilhamos parece ser um pequeno type-in, pelo que desconhecemos a sua origem.

Poderão aqui descarregar Modem.

Biorritmo (MIA)


Biorritmo é mais um programa que preservámos das cassetes do tio do João Diogo Ramos e que vem da J.A.Santos / Santoli. O título demonstra o carácter do programa.

Poderão aqui descarregar Biorritmo.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Matemática II (ZX81 MIA)


Em tempos tínhamos partilhado um dos programas deste lançamento da LOG (ver aqui). os restantes não estavam em condições. Mas agora, graças ao Zé Oliveira (e também à aquisição de novos leitores de cassetes com mais qualidade), conseguimos recuperar Newton e Lagrange e, imagine-se, Q-Reg, que até estava cortado (o Zé faz mesmo maravilhas). 

Poderão aqui descarregar os novos programas (e os antigos) desta cassete ultra-rara.

ZX Utilities 1 (ZX81 MIA)


Steven Brown, elemento integrante do fabuloso Team Zeddy, enviou-nos mais uma programa desconhecido para o ZX81, mas de uma editora que não é assim tão desconhecida, a Hilton Computer Services, pois desenvolveu alguns programas para o ZX Spectrum.

Este utilitário é composto por vários pequenos programas, que terão sido certamente úteis na época em que foi lançado (por volta de 81/82).

Poderão aqui descarregar o programa. 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

ZX Forth (MIA)


Mais um programa da Santoli: ZX Forth. Provavelmente será uma adaptação de um utilitário com o mesmo nome, lançado nos primórdios do ZX Spectrum, e que depois foi adaptado por esta célebre loja Algarvia.

Poderão aqui vir descarregar este programa, estava em mais um das cassetes que o tio do João Diogo Ramos ofereceu ao Museu LOAD ZX.

Gerador de caracteres (type-in)


O último dos programas que faltava disponibilizar da Mini Micro's número 13 é Gerador de Caracteres. Era um dos pequenos programas da dupla mais famosa do ZX Spectrum em Portugal, Marco & Tito, que ainda não estava digitado.

Poderão aqui descarregar Gerador de Caracteres.

domingo, 24 de novembro de 2024

Johhny Danger y el Talismán de Fuego


É sempre bom ver novos programadores a surgirem no panorama do ZX Spectrum, ainda mais quando nos trazem jogos tão agradáveis como este Johhny Danger y el Talismán de Fuego. O autor de tal proeza dá pelo pseudónimo de TxarlyBoy Games, e auguramos-lhe um futuro promissor na cena, ainda mais quando tem um jeito inato para as artes gráficas, a avaliar pelos cenários deste jogo.

Johnny Danger é então o equivalente a um Indiana Jones moderno, que tem, não uma, mas duas perigosas missões para cumprir (a condizer com o seu nome). A primeira delas passa por recolher as 18 peças de um talismã, para as levar para o Altar Sagrado do Templo Ancestral, cujas ruínas estão enterradas dentro de um vulcão prestes a entrar em erupção e que ameaça a região. 

Depois de encontrar o altar, e partindo do princípio que conseguiu recolher todas as peças do talismã (se faltar alguma, lá terá que fazer o caminho inverso e encontrar a, ou as que estiverem em falta), é-lhe dado uma arma. Não um chicote, que pouca mossa faria nos inimigos, mas sim uma seis tiros, com 75 balas. Depois tem que fazer o caminho inverso e eliminar todos os inimigos, um por um (ou dois ao mesmo tempo, se tiver sorte). Convém dedo certeiro, pois apesar de termos 75 oportunidades para matar todos os monstros, e estes são das mais variadas formas e feitios, como poderão ver na página do autor, não existe grande margem para se falhar. E não é só porque os inimigos, se não forem eliminados, mais facilmente vêm ao nosso encontro, mas porque se deixarmos algum deles por levar chumbo e nos faltar as munições, não teremos oportunidade de terminar o jogo. 

O jogo tem também uma curiosidade. Assim, por não termos uma arma à nossa disposição até conseguirmos terminar a primeira missão, esta parte é um pouco mais difícil que a segunda. Claro que além dos inimigos, que poderemos eliminar assim que tivermos a pistola, existem inúmeros obstáculos a contornar, nomeadamente as plataformas moveis, lava, água, plantas venenosas, etc., mas à partida a segunda missão fica mais simplificada.

Os cenários tremendamente coloridos encontram-se bem construídos, e apesar do caminho ser mais ou menos directo, teremos que atalhar em alguns pontos para conseguirmos chegar a todas peças do talismã. Quem está habituado aos jogos do MK1, irá sentir-se como peixe na água em Johnny Danger, e, se por vezes achamos que os jogos com estes motores são muito semelhantes entre si, quando são divertidos como é aqui o caso, rapidamente ultrapassamos essa sensação de déjà vu.

Podem então vir aqui descarregar à confiança este novo herói que dá pelo pomposo nome do João Perigoso. Não será altamente inovador, mas é divertido e motivante q.b. para manter o interesse até ao fim. Aguardamos agora pelos próximos jogos deste promissor autor. E não se esqueçam de fazer uma pequena doação... Podem também aqui ver o directo que Javi Ortiz, El Spectrumero, está a fazer neste momento, com honras de lançamento do jogo.

CM: Os Jogos no Computador - 196

Pois é, o ZX Spectrum ausentou-se novamente na edição de 18 de Abril de 1993 de "Os Jogos no Computador". Mas como é habitual, e para quem gosta de jogos da década de 90, a digitalização de Mário Moreira está disponível neste link.

sábado, 23 de novembro de 2024

Consider the Consequences


Nome: Consider the Consequences
Editora: NA
Autor: Kozelek
Ano de lançamento: 2024
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Descarga: aqui 

A obra Consider the Consequences!, da autoria de Doris Webster e Mary Alden Hopkins, foi publicada pela primeira vez em 1930. Não deve ser considerada literalmente como um jogo, antes um livro no qual nós decidimos o destino das três personagens sob as quais gira o enredo da história. É ainda considerado como o mais antigo livro a apresentar uma narrativa interativa não linear do género “make your own adventure”. 

O sucesso não foi imediato, uma vez que os leitores não estavam habituados, por essa altura, a ter que decidir o desenrolar da história de um livro, muito menos ter a possibilidade de escolher 43 finais diferentes, divididos por três personagens: Helen Rogers, e os seus pretendentes, Jed Harringdale e Saunders Mead. Mas o livro deixou legado, pois quase 100 anos depois continua-se a escrever e a falar do género “make your own adventure”, do qual Consider the Consequences! Foi pioneiro. Aliás, ficou famosa a colecção “Fighting Fantasy”, que entre 1982 e 1995 lançou 59 livros, tendo celebrizado Steve Jackson e Ian Livingstone. Os seus livros continuam a ser muito procurados por colecionadores e, alguns deles, até foram adaptados para o ZX Spectrum, como foi o caso de “The Warlock of Firetop Mountain”, que infelizmente não catapultou o sucesso do livro, tendo optado, infelizmente, por um género arcade, que de forma alguma fez jus à obra no qual se inspirou (tinha grandes semelhanças com o jogo de 1983 Hall of the Things, que também era considerado medíocre).

Ultimamente o género foi revitalizado e é agora raro o mês em que não aparecem para o ZX Spectrum  jogos do género “make you own adventure”, sendo que uma boa parte deles até têm origem em programadores de língua Castelhana. É precisamente o caso de Consider the Consequences!, tendo versão bilingue em Inglês e Espanhol.

Para a análise deste trabalho optámos pela versão Inglesa, pois estamos mais familiarizados com essa língua, importante assim para conseguirmos perceber todos os meandros da história. Já o referimos, são 43 finais diferentes, algumas dos capítulos com textos bastante longos e complexos, requerendo uma boa dose de atenção por parte do leitor. 

Ainda antes de iniciarmos a aventura, devemos também munirmo-nos dos três mapas que faziam parte da obra original e que foram transpostos agora para este lançamento. Apresenta todos os capítulos possíveis para cada um dos personagens (35 para Helen, 18 para Jed e 30 para Saunders) e é fundamental para não nos perdermos no enredo, até porque seguramente quereremos ver todos os capítulos e a forma como as nossas decisões mudam o curso dos intervenientes na história.

A primeira decisão a tomarmos aparece logo após uma pequena introdução, na qual nos é explicada a forma como podemos “jogar” Consider the Consequences! Teremos assim que seleccionar em primeiro lugar qual das personagens queremos vestir a pele. Refira-se que, ao contrário do que é habitual nas obras do género, esta está escrita na terceira pessoa, e não na segunda pessoa. Isso contribui para sentirmos mais intensamente que estamos perante um livro, na verdadeira acepção da palavra, e não perante um jogo, mas na realidade somos nós que somos responsáveis pelas acções que vão definir o destino das três personagens. Estas vão-se interligando entre si e em alguns momentos iremos sentir que já passámos por aquela situação antes. É natural, pois caminhos diferentes podem, por vezes, levar ao mesmo destino. 

Isto é perfeitamente natural, pois as origens de cada uma das personagens, independentemente de quem escolhemos, não mudam. As três nasceram e viveram em Franklin, uma pequena cidade Americana (New England), e é a partir daí que toda a trama se desenrola. O jogo permite-nos assim vivenciar a história a partir dos pontos de vista de cada uma das três personagens.

Deixa-se também um alerta, e que aliás o seu autor, Kozelek, menciona na sua página web. A obra é destinada a um público adulto, e pensada para ser experienciada em grupo, com uma pessoa a ler e as outras a tomar as decisões. Consoante as decisões que são tomadas, o destino pode ser mais ou menos risonho. No limite, pode ter como consequência ações menos honestas ou criminosas por parte dos personagens, por vezes levando ao suicídio ou assassínio. Não será, portanto, a leitura mais indicada para crianças.

Acima de tudo, o que mais apreciamos neste tipo de narrativas e de “jogos”, é podermos verificar imediatamente a Lei da Causa e Efeito e o comportamento humano estar tão bem apresentado. Sabemos assim que as nossas ações têm consequências, e que estas influenciam directamente não só a nossa vida, mas também a vida das pessoas à nossa volta. No fundo, é uma situação muito parecida à vida real e poderá ser uma boa aprendizagem para nos tornarmos melhores pessoas. Ou não, depende das nossas ambições e desejos pessoais. 

A mecânica utilizada em Consider the Consequences! é a mesma da maioria dos jogos do género “make your own adventure”. Depois de um texto no qual é descrita a situação, são-nos apresentadas as várias opções, que podem ser selecionadas de forma muito rápida. Ao contrário das aventuras de texto standard, nas quais temos que digitar as acções, por vezes desesperando para encontramos o comando certo, em especial quando o jogo não se encontra na nossa língua nativa, neste género de aventuras apenas temos que escolher a opção por defeito no ecrã e que achamos que melhor se adequa à situação. Simples e eficaz, embora os mais puristas possam preferir as aventuras mais tradicionais.

Uma opção que achamos particular interessante tem a ver com a indicação, no canto superior esquerdo, do capítulo em que nos encontramos (começam pela letra “H”, “J” ou “S”, consoante o personagem que escolhemos). Sendo a obra particularmente longa, rapidamente identificamos, olhando para o mapa de cada um dos personagens, o ponto onde nos encontramos. Da mesma forma podemos ir “picando” no próprio mapa os finais que já vimos. Isso demonstra o cuidado do seu autor na elaboração desta obra, não só apresentando textos muito bem escritos e fiéis à obra original e ao espírito da época (não tivemos oportunidade de analisar em detalhe a obra na língua Castelhana), mas também orientando o leitor, tornando a leitura do livro muito mais intuitiva e eficaz. Além disso, se utilizarmos a máquina real para jogar em vez dos emuladores, que permitem rapidamente gravar a posição onde nos encontramos, mais rapidamente chegamos ao ponto desejado.

Algumas aventuras do género contemplam gráficos. Não é o caso em Considerer the Consequences!, que permanece fiel à obra original. Quando os textos são interessantes, como é o caso presente, as imagens acabam por ser desnecessárias, até porque normalmente, por questões de memória, não permitem depois incluir textos muito longos. Muito provavelmente, se fossem contemplados gráficos, os textos e a história iriam ficar mutilados, perdendo-se parte do interesse da obra. E não seria certamente uma representação integral do livro de 1930, nem dos costumes da época, tão bem descritos aqui.

Os nossos leitores podem portanto experimentar à confiança esta aventura. Quem gosta do género, tem aqui certamente um dos mais bem conseguidos exemplos de um programa do tipo “make your own adventure”. Por outro lado, quem gosta de livros, nomeadamente dos digitais, também terá aqui múltiplos motivos de interesse. Além disso, o programa é inteiramente gratuito, incluindo as versões em Inglês e Espanhol, os mapas e ainda o texto integral do livro em PDF. Por favor, quando o fizerem, deixem uma palavra de alento ao autor na sua página web. É uma forma de demonstrarmos gratidão por nos ter dado a conhecer esta magnífica obra.

A nossa escala de classificações não se adapta a este tipo de trabalhos, pelo que nos abstemos de o classificar. No entanto, caso o fizéssemos, seguramente teria uma nota bastante alta.

Winning Games on the ZX Spectrum (MIA)


O Luís Rato conseguiu preservar mais uma pérola: Winning Games on the ZX Spectrum. Esta colectânea de 1984, lançado pela Ellis Horwood, era procurada há muito. Pois aqui está agora ela, são 20 jogos para todos os gostos e feitios e que constam no livro com o mesmo nome.

Poderão aqui descarregar esta edição.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Astrolog (type-in)


Continuamos em modo de partilha dos programas do cientista Português Eurico da Fonseca. O de hoje já tínhamos partilhado, mas apenas como um .z80. Pois agora criámos o .tap deste pequeno programa que saiu como type-in no MicroSe7e número 5. Lembramos que estes pequenos programas deram depois origem a uma programa maior: Astronauta.

Poderão aqui descarregar Astrolog. 

Rumba


O colectivo The Mojon Twins, verdadeira instituição dos nossos vizinhos Espanhóis, está de volta com um jogo baseado num tema altamente improvável. De facto, quem se lembraria de fazer um jogo à volta da Rumba, aquele maravilhoso acessório que contribuí para manter a casa limpa (pelo menos aqui por casa não o dispensamos)? Suspeitamos que a ideia para o jogo até esteja algures nos anos 80 e na célebre brincadeira de 1 de Abril da Your Sinclair (Advanced Lawnmower Simulator), mas isso somos já nós a especular.

Claro que para se operar uma Rumba há que seguir certas regras de boa utilização. E essas foram transpostas para este jogo, no qual temos que ir mantendo a casa limpa nas mais diversas condições, inclusive quando o canito resolve fazer das suas (a partir do quinto nível).

Poderão vir aqui descarregar este engraçado jogo e dar uma pequena contribuição aos seus autores. Quem disse que limpar uma casa não era divertido?

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Agenda (MIA)


Agenda é mais um programa utilitário de origem nacional, encontrado nas disquetes que o nosso amigo José Manuel (El Trastero del Spectrum) conseguiu recuperar. Estes programas foram gravados através do interface Copiasoft +3, tendo sido agora recuperados através do emulador EsPectrum.

Agenda, o programa em causa, foi criado em 1992 por J. Mota, permitindo termos no nosso computador uma agenda telefónica. 

Poderão aqui descarregar Agenda.

Zeus (FDD)


Quem tiver dotes de programador e quiser correr o Zeus no sistema FDD, já o pode fazer. Foi um dos programas recuperados pelo João Encarnado das disquetes do Luís Bandeira, da Timex.

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

7K (MIA)


Das cassetes do tio do João Diogo Ramos encontrámos mais um programa vindo da J.A.Santos / Santoli. Este utilitário, por aquilo que vemos nas instruções, permite poupar 7K em programas BASIC. Parece magia, não é?

Poderão aqui descarregar o programa.

Treasure Hunt (ZX MIA)


Partilhamos hoje mais um dos type-ins para o ZX81 que Steven Brown nos enviou. No geral, são pequenos jogos ou utilitários que apareceram nas revistas Britânicas da época.

Poderão aqui descarregar Treasure Hunt.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Chromatic Ring


Inspirado no programa 64 Cores, o Zé Oliveira fez Chromatic Ring. Em vez de 64, são 12 cores, mas o efeito continua a ser muito bonito. 

Poderão aqui descarregar Chromatic Ring. Se preferirem, podem aqui correr online.

Battle of Britain (ZX81 MIA)


Battle of Britain já está preservado para o ZX Spectrum. Mas a mesma editora que o lançou para esse computador em 1983, a Microgame Simulations, dois anos antes tinha-o lançado para o ZX81. E pelos vistos isso ainda não estava documentado nas páginas mais populares.

Poderão aqui descarregar este jogo, cortesia de Steven Brown. Quem sabe um dia se encontre a capa e as instruções.

Actividades do museu LOAD ZX na Lisboa Games Week


Partilhamos o programa de actividades do museu LOAD ZX para a Lisboa Games Week! 

O Museu vai disponibilizar demonstrações diárias do TENET, quizzes com prémios, sessões com a participação de voluntários do Museu, e muito mais... 

Começa já na Quinta-feira (21 de Novembro).




segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Tarântula (Zarsoft)


Como o programa que deixámos ao final da tarde tinha alguns problemas, o Zé Oliveira pegou nele e fez alguns melhoramentos.

Podem aqui vir descarregar a versão 2024 de Tarântula.

Secrets no itch.io


Depois de ter saído a versão física deste excelente jogo (ver aqui a review), o jogo está agora disponível em formato digital.

Poderão vir aqui descarregá-lo, aconselha-se a fazer uma pequena doação, não se irão arrepender...