sexta-feira, 1 de março de 2019

Misifu la Gatita


Nome: Misifu la Gatita
Editora: NA
Autor: Jordi
Ano de lançamento: 2019
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Confessamos que conversões de jogos que apareceram há mais de trinta e cinco anos para a Atari não são a nossa praia. Além de não gostarmos especialmente dessa consola, as próprias conversões são, regra geral, fracas, com baixa jogabilidade e gráficos muito básicos. E Misifu la Gatita, conversão de Alley Cat, de 1983, não destoa. De referir também que este é mais um jogo a entrar na competição ZX-DEV-MIA-Remakes, tendo o seu autor regularmente vindo a documentar o seu desenvolvimento.

Assumimos aqui a pele de um gato que tem que cumprir com certas tarefas, única forma de conquistar o amor de sua vida, Felicia. Para isso, tem que em primeiro lugar aceder às casas, e começa aqui a irritação. O ecrã inicial tem cinco latas de lixo, as quais temos que subir para conseguir depois alcançar as janelas que permitem entrar nas casas. Nessas lata vai periodicamente surgindo um gato, que nos expulsa da mesma se por acaso estivermos em cima dela. E no chão vai  passeando um cão que se nos apanha, dá-nos umas dentadas pouco amigáveis.

Subir para as latas é o cabo dos trabalhos, pois os controlos são demasiado sensíveis e é-nos exigido pixel pefection. O que acontece é que na maioria das vezes andamos aos saltos de um lado para outro até sermos abocanhados pelo cão. Se por acaso conseguimos passar da lata de lixo para as janelas, ai temos outro problema. Temos que ir saltando de estendal em estendal, até alcançar a janela aberta (a preto), evitando todo o tipo de objectos que os moradores nos atiram.


Depois de entrarmos por uma janela, temos então acesso às tarefas, e estas são as seguintes:
  • No primeiro nível aparece uma sala com um pedaço de queijo contendo um enorme número de buracos, onde vão aparecendo aleatoriamente ratos que o gato deve apanhar. 
  • Noutra sala há uma mesa com uma gaiola no meio da sala. O gato tem que empurrar a gaiola até cair da mesa e apanhar o pássaro que escapa da gaiola.
  • Noutra há um aquário no qual o gato tem que entrar e comer todos os peixes, esquivando-se das enguias eléctricas, ao mesmo tempo apanhando ar para não se afogar.
  • Existe também uma sala repleta de cães a dormir, alguns dos quais têm pratos com comida à frente e que o gato terá que esvaziar.
  • Finalmente, numa outra sala o gato tem que apanhar três samambaias no cimo de uma estante, evitando uma aranha desproporcionalmente grande que o tenta apanhar.
Existem ainda outros obstáculos que tentam fazer com que o gato não cumpra com as tarefas, nomeadamente uma vassoura, que se o atinge dá-lhe um safanão, atirando-o contra os inimigos (o cão, por exemplo), ou de volta ao ecrã inicial, tendo a tarefa que ser recomeçada.


O problema em Misifu não é a ideia, pois esta até é criativa e tinha tudo para funcionar. O problema está na concepção do jogo, pois os controlos demasiado sensíveis, a perfeição exigida ao nível da posição, que é um exagero absurdo, leva a que na maior parte das vezes o gato ande completamente aos "papéis", à espera de ser varrido pela janela ou de ser apanhado pelos adversários. O exercício torna-se apenas frustrante, levando a que abandonemos o jogo passado pouco tempo.

Depois, gráficos e cenários básicos, uma melodia que também não ajuda à festa, torna o jogo desinteressante, e embora possa ter sido criada uma adaptação fiel do original, não nos parece que vá ter vida longa nos nossos computadores. O melhor de tudo é mesmo o loading screen, que está brilhantemente executado.

De qualquer forma Misifu la Gatita é gratuito, podendo ser descarregado no fórum do ZX Dev (aqui), para isso o utilizador tendo que estar devidamente registado. Aconselhamo-lo a fazer, pois é a forma de ter acesso a todos os jogos da competição, uma boa parte deles apenas alojados nesse fórum. Lembramos também que Planeta Sinclair não aloja os jogos, a não ser que os programadores nos peçam especificamente para isso.

6 comentários:

  1. Hi, I'm Jordi. I recommend playing first original Alley Cat, as this one is a demake and tries to 'emulate' the same difficulty, although I made a bit easier (e.g. objects thrown from windows removed lives on original one).

    I would like also to know if you found the portuguese instructions I did well translated. :)

    Anyway, Nice site!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Jordi, thanks for the compliment. To be honest, I found it a bit unaplayble, perhaps I´m not good at all at this type of games... :)

      Haven´t seen the portuguese instructions, but will check it today and will let you know.

      Eliminar
    2. Controles: OPQA / Kempston (0 = pausa)

      - Ruela. Tenta pular por uma janela, mas cuidado com o cão que tentará tirar-te a vida!
      - Queijo. Tenta comer todos os ratos. Alguns buracos estão conectados entre si, terás que descobrir quais.
      - Aquário. Entra no aquário, saltando de cima. Dentro do aquário: come todos os peixes, mas cuidado com as enguias elétricas e com o oxigénio.
      - Estante. Quebra os jarros da estante, mas cuidado com a aranha... E como sempre, com o cão!
      - Gaiola/Pássaro. Quebra a gaiola, come o pássaro e cuidado com o cão.
      - Cães a dormir. Pressiona a tecla de “espaço” nos bebedouros, mas cuidado para não tocares os cães três vezes ou irás acordá-los... E já sabemos que isso não termina bem.
      - Corações. Este é o último nível e o mais difícil. Tenta chegar o mais alto possível e salvar Fred para ver o final. O jogo começa então novamente na ruela.

      Apesar de se abrirem diferentes janelas... Só após terminares este nível, poderás passar ao próximo.
      © 2019 GitHub, Inc.

      Eliminar
  2. André, you should be aware of this:

    https://twitter.com/JarlaxeRetroGa1/status/1272812876806402048

    ResponderEliminar