sábado, 20 de julho de 2019

Invasion of the Cloud People


São imensos os jogos que todos os meses saem para o Spectrum e nem sempre temos tempo para fazer uma review detalhada ou completa. Guardamos essas para os jogos mais extensos ou mais mediáticos, não querendo isso dizer que alguns dos outros não merecessem tratamento mais personalizado, ou que tenham menor qualidade, mesmo sendo escritos em Basic (ultimamente temos tido excelentes exemplos de bons jogos programados exclusivamente nessa linguagem).

Isto tudo para nos desculparmos de alguns dos jogos que apareceram nos últimos tempos apenas terem uma menção mais breve, como é o caso daqueles criados pelos alunos da escola primária de Bearsden, algumas aventuras de texto (sempre bastante consumidoras de tempo, factor demasiado escasso), ou este Invasion of the Cloud People, primeiro jogo de Thomas TJ Ferreira, americano que até tem um apelido bem português e que é bem activo nas redes sociais. Já se encontrava há algum tempo nos nossos "pendentes" e arranjámos agora um tempinho para o experimentar.

O jogo tem algumas particularidades interessantes, logo a começar pelo manual que o acompanha, mas sobretudo por um ficheiro adicional com as instruções, muito ao estilo de alguns jogos do Spectrum do período 83/84. Ficamos então a saber que a nossa missão é salvar os habitantes da Terra, invadida pelo pessoal das nuvens ("cloud people"), que andavam escondidos na forma de tempestades e agora resolveram sair da casca. Para isso temos que apanhar pelo menos 20 pílulas azuis, pelo que então se abre o portal de saída para o nível seguinte, ao mesmo tempo evitando-se tocar ou ser tocado por tudo o resto, incluindo o raio e o tornado.

Sendo programado em Basic, obviamente que é lento, parecendo alguns dos type-ins que surgiam nas revistas nos primeiros tempos do Spectrum. Mas isso pouco importa, o jogo é divertido, está bem apresentado e é um primeiro trabalho muito meritório de Thomas Ferreira. Pode ser descarregado aqui, na página da Spectrum Computing, guia de referência de tudo o que tenha a ver com o Spectrum. Por outro lado, quem desejar também a versão .sna, mais rápida que a versão .tap, pode fazê-lo aqui na própria página do autor.

1 comentário:

  1. Thank you for posting about my game. A newer version 1.1 is available from my account elsewhere. Better game play and winnable. Also, if using the .TAP version make sure to load CLOUD 1st.. otherwise the game is slow. Running CLOAD 1st and then the cldpeop game 2nd, it makes the game much faster and fun. Or just play the .SNA version as found in the master download from my itch account. That plays at full speed too. https://sinclairsociety.itch.io/invasion-of-the-cloud-people

    ResponderEliminar