quinta-feira, 16 de abril de 2020

Game and Watch - Boxing Gym


Nome: Game and Watch - Boxing Gym
Editora: NA
Autor: Mike VK
Ano de lançamento: 2020
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Acabaste de entrar pela porta do mítico ginásio de boxe "Game and Watch Boxing". Dezenas de mulheres e homens musculosos com cara de poucos amigos olham-te fixamente enquanto saltam à corda. Já não podes voltar atrás. Um velho treinador de cigarro na boca nem te dá os bons dias, mas entrega-te umas luvas e diz-te para subires ao ringue.

Foi com esta pequena história que fomos introduzidos a este jogo que vem de mais um autor que seguiu as aulas de Basic de Asteroide ZX e tendo-o finalizado, decidiu participar no Concurso BASIC 2020. Mistura aqui a sua paixão pelo boxe que afirma ter-lhe mudado a vida e um modo de colocar em prática a sua aprendizagem a nível de programação.

Para quem se lembra dos clássicos jogos LCD Game & Watch, a jogabilidade não difere muito dos mesmos:
  • No modo "Ataques" devemos carregar a tecla correspondente à posição do nosso rival, sendo um simples teste às nossas reacções com o uso de seis teclas e da barra de espaços.
  • O modo "Desplazamientos", apenas nos pede que pressionemos a tecla correspondente à posição do adversário em relação em nós - "Q", "A", "O" e "P" para cima, baixo, esquerda e direita.
  • Para "Defesas", devemos esquivar-nos aos ataques do nosso rival utilizando as teclas "O" e "P" para nos movermos, respectivamente para a esquerda ou direita.
  • Finalmente, o "Combate", junta todos estes mini-jogos num só num número de rounds à escolha do jogador (de 3 a 12). Para vencer este desafio, ao chegar ao final, o número de rounds vencidos deverá ser superior ao número de perdidos.


Tendo em conta que este é o primeiro jogo do autor e que foi realizado em Basic, não podemos pedir muito, mas a verdade é que conhecemos títulos mais interessantes e criativos feitos em Portugal nos anos 80 e neste concurso alguns jogos já nos têm surpreendido pelo modo como ultrapassaram as limitações.

Objectivamente, o jogo tem a sua graça, tal como tinham os clássicos jogos LCD, mas aborrece ao fim de pouco tempo. Para além do mais, ter de suportar séries de 100 golpes em cada um dos mini-jogos é um exagero e torna-se rapidamente uma tarefa entediante. Graficamente é muito fraco, os desenhos são poucos e extremamente básicos, só se salva mesmo a (muito pequena) versão para o beeper do tema do filme Rocky.


Para quem procura jogos estilo Game & Watch no Spectrum para se entreter nos tempos mortos, poderá procurar os (muito superiores) ZX Parachute ou Go Race!, pois Boxing Gym não passa de uma curiosidade, uma experiência para colocar em prática os recém-adquiridos conhecimentos do autor e não deverá sequer ter classificação a nível do concurso.

Esperamos que autor continue a aumentar os seus conhecimentos a nível de Basic e (quem sabe) código máquina, pois bons programadores fazem sempre falta. Se esta primeira experiência, apesar de funcional, não passou da mediania, temos confiança que se continuar a aprender e conseguir a ajuda de um bom artista e músico, poderá conseguir atingir outro nível com as suas criações.

Antes de finalizar uma nota importante - Não tentem correr o jogo num Spectrum 48K ou em emulador nesse mesmo modo, pois aparentemente este tem algum problema a nível de programação que não o permite correr, dando sempre erro.


Sem comentários:

Enviar um comentário