terça-feira, 21 de abril de 2020
From Out of a Dark Night Sky: The Second Night
Nome: From Out of a Dark Night Sky: The Second Night
Editora: Zenobi Software
Autor: John Wilson
Género: Aventura de texto
Ano de lançamento: 2020
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Depois de há seis meses John Wilson ter-nos presenteado com o segundo episódio de uma série iniciada há 31 anos, chegou agora a terceira parte. As semelhanças são muitas, e até o mapa é praticamente o mesmo da segunda parte, contendo apenas ligeiras diferenças, como qualquer pessoa que a tenha experimentado irá rapidamente perceber. E quem terminou After the Dark, também imaginou que os trabalhos não tivessem terminado por ai, pois do céu continuaram a cair casulos dos alienígenas, sendo apenas questão de tempo até a situação estar novamente descontrolada. Isso levou seis meses em tempo real, um dia para o personagem da aventura, Martin, sendo esse o ponto de partida de The Second Night.
Assim, depois de Martin ter ganho a primeira batalha, a única coisa que quer é encontrar a sua carteira e regressar a casa o mais rápido possível, de preferência, e se a sorte o ajudar, sem que os aliens voltem a aparecer. Pouca sorte, eles aparecem mesmo, e a forma de os conseguir conter durante algum tempo é passar despercebido. Estes detectam o movimento de Martin, portanto há alturas em que esse tem que estar bem quietinho, se não quer ter um fim triste.
Se o mapa é muito semelhante à aventura anterior, contendo alguns dos elementos dessa, incluindo objectos, já o desafio é substancialmente diferente, muito embora a lógica de resolução dos problemas seja a que já estamos habituados em John Wilson. Não se espere assim por grandes surpresas, e aqueles que não gostam das suas aventuras, sempre com um sentido de humor cáustico e sarcástico, não será com The Second Night que irão ficar enamorados. Os restantes, e felizmente são a maioria, já se habituaram a estes discursos mordazes, e muitas vezes actuais. Não acreditam? Vejam o ecrã abaixo.
O primeiro passo para a resolução de The Second Night passa, em primeiro lugar, por explorar todos os cantos. Nesta fase ainda sem grandes preocupações de sermos detectados pelos aliens, o que interessa é ver quais os pontos de ligação entre os diferentes locais, e acima de tudo quais os objectos que John deixou agora à nossa disposição, assim como os elementos do cenário passíveis de se interagir.
Só depois de se inventariar tudo, é que se pode começar a pensar na forma como iremos ligar os vários elementos. E apenas nessa altura deveremos partir para a resolução dos quebra-cabeças, pois existe um tempo limitado, isto é, número de jogadas, para se conseguir destruir os casulos e os dróides que patrulham os terrenos. Já o dissemos antes, sempre que pegamos nesta série, não podemos deixar de encontrar semelhanças com a ambiência de UFO: Enemy Unknown, o célebre jogo de Julian Gollop.
From Out of a Dark Night Sky: The Second Night está ao nível do seu antecessor. É uma aventura não tão imediata, como algumas que John Wilson já criou, porventura até mais pragmática ao nível dos textos, onde o que interessa, mais do que criar uma história fantástica, é descrever os cenários por forma a criar condições para o jogador conseguir colectar dados que permitam resolver as charadas. Não é para iniciantes neste tipo de aventuras, antes para quem já tem um mínimo de experiência no ofício. Mas esses seguramente que irão embrenhar-se no jogo e não descansarão enquanto não o terminarem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"Walkthrough" courtesy of the Old Man
ResponderEliminarinventory
pockets
worn
examine car
use torch
south
west
east
east
examine door
examine bell
get bell
west
west
north
west
south
get branch
south
examine droid
move droid
get hammer
north
north
east
east
south
east
north
east
east
get crate
west
west
south
east
up
look roof
stand on crate
push pod (with branch)
stand off crate
look roof
down
west
west
south
south
south
examine hedge
examine sign
(if small alien turns up just STAND STILL until it goes away again)
east (through gap in hedge)
north
east
east
south
examine reeds
search reeds
examine skeleton
get skeleton
drag skeleton
west
west
south
west
west
north
north
ring bell
west
west
drop skeleton
east
south
wait (z) (until small alien gets killed)
north
east
east
north
east
east
south
south
examine stile
exaamine rose (bush)
search rose
get wallet
north
north
west
west
south
west
west
south
south
south
examine willows
west (into ditch)
south
use torch
smash pod (with hammer)
north
north
north
east
south
roll pod
End-Credits
Maybe now if you play the game to completion you might see your way clear to raising your review-score to an '8' or even (possibly) a '9' ... hee! hee! hee!
Please bear in mind that there are so many more 'alternatives' ... you can explore and there are at least five different endings depending upon what you do/discover/kill ...
ResponderEliminar