sábado, 3 de abril de 2021

Gênesis Bate Papo com André Luna Leão


Hoje às 18 horas em Portugal, 14 horas no Brasil, André Leão é o convidado especial de mais uma "live" comandada por Renato Degiovani, o pioneiro na criação de jogos no Brasil, e que tem apresentado aos sábados, uma live em torno da temática dos jogos de aventuras e, mais especificamente, do Gênesis, a ferramenta autoral para criação de aventuras narrativas.

O André irá falar do Planeta Sinclair e do trabalho organizado pelo blogue no esforço de divulgação e preservação de software em língua portuguesa, contando casos e curiosidades, e claro, dando especial destaque às recentes preservações de aventuras consideradas como perdidas: SOS Naufrágio e HERO! Um "directo" a não perder!

9 comentários:

  1. Alguém tem o link?
    Andei a ver na página do load "" e não vejo lá a indicação do live...

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não tem a ver com o load. Julgo que carregando no vídeo consegue-se ver o link

      Eliminar
    2. O link é este: https://www.youtube.com/watch?v=ZiA3HD-17vw

      Eliminar
  2. Anónimo3/4/21 21:10

    Um dos papos mais legais desta série. Parabéns à todos os participantes! 😀👍

    ResponderEliminar
  3. Como se diz no Brasil, excelente bate-papo!!!

    - SOS Naufrágio: estou a adorar, nunca me esquecendo do meu material de mapeador enquanto jogo...
    - Hero: estou entusiasmadíssimo por experimentar... mas, primeiro, terminar o SOS...
    - Vasco da Gama: QUERO MUUUUUUITO!!!
    @André Luna Leão Por volta do minuto 1:09:48 o André fala de um, suponho, editor para criar Aventuras de Texto que desconheço (?Gáque?). Alguém me pode esclarecer que Editor é este? Conheço o The Quill e o PAW/PAWS...
    @Filipe Veiga: Porque é que estás a Preto e Branco? Ainda estás a viver nos anos 80?! ;-) Mas nos anos 80 já existia TV a cores, certo?!
    @André Luna Leão: Qual é que é o ETA do teu livro?
    - Relativamente ao convite/desafio do @Filipe Veiga (minuto 1:31:35) para dissecar o Vasco da Gama, talvez fazendo uma live de gameplay do Vasco da Gama eu, pessoalmente, suporto a 100%. Faz-se pouco, ou mesmo nada, de gameplay de aventuras de texto e penso que esta seria uma excelente forma de trazer mais pessoas a jogar este tipo de jogos. Mas... proponho que este live fosse anunciada para umas semanas após a disponibilização do jogo, de forma a dar-nos tempo (e a desafiar-nos) a jogarmos o jogo antes da live.
    - Relativamente ao 2º convite/desafio (1:32:26) de fazer-se uma implementação/porte do Vasco da Gama no Gênesis parece-me uma bela ideia. Força!
    - Relativamente ao 3º convite/desafio (1:33:02) de fazer-se uma versão física de uma Aventura de Texto Portuguesa: têm aqui o primeiro comprador e, cereja em cima do bolo, divulgador!!! Seria possível ainda fazer-se também uma versão em Espanhol e outra em Inglês?

    Também seria comprador de uma versão física do SOS: Naufrágio!!!

    O MELHOR momento deste excelente video encontra-se no minuto 1:37:51... Sem dizer muito, mas já dizendo quase tudo, o Libânio disse: SIM!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. - mapa solução SOS Naufrágio. Aguardamos pelo mapa! 🙂
      - Hero e Vasco da Gama, vai valer a pena a espera
      - a iluminação não é muito boa, e não ajuda nada eu ser muito pálido 🙂 mas sim, por acaso, gosto dessa monocromia em desenhos, jogos, TV.. até diria que os meus sonhos são a P&B
      - gameplay de aventuras é algo que estamos a pensar fazer nas lives, mas temos que saber como as transmitir
      - o Gênesis é uma ferramenta autoral que se encaixa em vários sub-géneros, além de estar disponível para a comunidade, faz-nos falta volume de jogos criados pela Gênesis
      - qualquer jogo que venha a ser lançado fisicamente não pode desconsiderar o mercado inglês ou espanhol, até mesmo por uma questão de viabilidade de produção
      Finalmente é prazeiroso ver os antigos autores novamente "engajados" na cena. Além de divertido, é também uma questão de justiça e reconhecimento. Muitos foram aqueles que quiseram criar os seus jogos e, por vários motivos, não puderam seguir adiante, tendo ficado esquecidos lá atrás.. Então trazemo-los de volta!

      Eliminar
  4. Só hoje pude ver este vídeo,enorme,desconhecia que o Filipe morava na Invicta o que é bom saber,já somos 2,quanto ao Port do Vasco da Gama ,para a genesis referem-se á Megadrive?
    Tal como tivemos o Timex 2048,2068 Fdd.. os brasileiros teem muito carinho pelo TK,que conheço o Hardware através de fotos e que se assemelha ao zx Spectrum de teclas de borracha.
    Pessoalmente ,e posso estar enganado,acho que o MSX nunca teve grande expressão em Portugal,contudo deixem me dizer que tem jogos que adoro.
    Embora o Hardware do MSX fosse mais exótico,ao invés do nosso Zx que o que mais exotico tinha era a famosala ULA.
    Tenho pena tal como já disse antes,terem descontinuado a ULA 256 cores ,e terem na implementado no ZX Spectrum NExt,quando o que a comunidade quer é vê-lo implementado no nosso velhinho a um preço acessível.
    E eu sou anti negocio para grandes coleccionadores , falamos de malta como eu que ainda se interessa por isto,e para renascer novamente a fénix das cinzas há que fazer o que o Sir Sinclair fez que foi nada mais que vamos fazer hardware para as massas.
    Não é demagogia ,é uma realidade,senão daqui a mais um par de anos temos de voltar a fazer mais um funeral ao zx e acho que nem vai haver missa de 7º Dia..

    Um Grande bem haja pelo vosso vídeo e excelente trabalho como sempre.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ramparts!
      Gênesis é uma ferramenta moderna de criação de aventuras narrativas, e que se iniciou nos anos 80, quando o Renato Degiovani criou um Editor de Aventuras com o qual fez vários jogos como o Amazônia. Esse editor foi tendo várias versões ao longo de todos estes anos, sendo a Gênesis a versão mais moderna que agora procura firmar o seu espaço juntamente com outras ferramentas autorais.
      Sim sou portuense da gema e cidadão do mundo :)

      Eliminar