segunda-feira, 5 de abril de 2021

Space invaders


Nome: Space Invaders
Editora: NA
Autor: SplinterGU
Ano de lançamento: 2021
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Clones de Space Invaders há às dezenas, para não dizer às centenas. No entanto, continua-se a recriar com frequência um dos mais populares jogos de arcada. A questão que deixamos é apenas uma: qual a razão? Se incluir opções que o façam distinguir da concorrência, achamos que fará todo o sentido. Por outro lado, se for apenas para mostrarmos aquilo de que somos capazes, criando uma versão exactamente igual às outras, não seria mais proveitoso tentar fazer-se algo diferente e que perdurasse no tempo, em especial quando temos os conhecimentos para tal? Infelizmente, Space Invaders cai nesta segunda opção.


Não é que Space Invaders tenha alguma coisa de mal. É uma versão tão boa como outra qualquer, ou mais até. É muito competente e tem opções variadas, como no menu inicial escolher o número de jogadores (um ou dois) e mexer em algumas configurações base, facilitando ou dificultando a vida ao jogador. Mas ao final do dia, tudo se resume a isto: mesmo sendo muito competente, é apenas mais uma versão de Space Invaders, engraçada, despretensiosa, mas que pouco ou nada acrescenta ao que já existe.

Assim, a quem apetecer dar uns tiros em naves, poderá carregar este Space Invaders, que não dará o tempo por perdido. Não espere é  ter divertimento para o serão inteiro, pois este é um jogo que se consome como pastilha elástica. Depois de batermos uns recordes, rapidamente passamos para algo mais substancial. 

2 comentários:

  1. Penso, sem querer iniciar uma controvérsia, que o mérito está em tê-lo feito exatamente como foi (ou quase) como o original. É preciso levar em conta que nenhum dos clones que existiam até agora para a Spectrum reproduz fielmente o jogo como era então, e muito menos na ZX81... Se o jogo é consumido rapidamente... bem, foi assim há 40 anos. Acho que o desenvolvedor deve ter ficado feliz em fazê-lo desta maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há controvérsia alguma, todas as opiniões são válidas :)

      O jogo apenas perdeu pelo sétimo factor (originalidade), que embora não estando na grelha, levo sempre em linha de conta. Já agora, o autor tem estado a fazer novas actualizações.

      Abraço

      Eliminar