terça-feira, 20 de abril de 2021

La Última Mazmorra

Nome: La Última Mazmorra
Editora: NA
Autor: Azimov
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Abriu oficialmente a competição BASIC 2022 e o primeiro concorrente, Azimov, é habitual neste tipo de eventos. De facto, não existe concurso de linguagem Basic que este programador não deixe a sua marca, por vezes até com vários jogos. Como ainda estamos no início da competição, não será de admirar que venha a participar com mais alguns.  

La Última Maszmorra é um jogo em Basic puro e de certeza que vai constituir um bom aperitivo para os jogos que deverão começar a aparecer nos próximos tempos. O objetivo é muito simples: encontramo-nos num castelo, cujas salas constituem um verdadeiro labirinto (dica - ver ecrã acima). Temos então que localizar os três monstros guardiões, derrotando-os. Quando derrotarmos o último, uma chave aparece aleatoriamente no castelo. Só nesse momento a porta da última masmorra se abre, para enfrentarmos então o nosso destino.


Para se enfrentar os magosinimigos, basta tocar-lhes. É-nos então proposto um desafio, que pode passar por fazer contas de cabeça ou digitar as teclas que aparecem no ecrã. Mas rapidez é a chave, não só para se conseguir derrotar os magos mas, acima de tudo, para se conseguir encontrar a saída. É que o tempo é curto, demasiado curto, e basta perdermos o Norte para inviabilizar o cumprimento da missão. Vá lá que de cada vez que se derrota um mago ou se encontra a única poção existente no castelo, é adicionado algum tempo extra. Mas mesmo assim...

Curiosa a forma que Azimov encontrou para dar uma pequena ajuda ao jogador. Assim, num ficheiro separado, encontra-se um mapa do castelo. Achámos por bem dar-vos uma ajuda, pelo que o deixámos nesta análise.

La Última Mazmorra é então um jogo muito simples, a fazer lembrar os type-ins dos primeiros tempos do Spectrum, mas apresentando uma fluidez e rapidez de acção bastante digna, cumprindo assim eficazmente aquilo a que se propôs.

Sem comentários:

Enviar um comentário