domingo, 16 de maio de 2021

25 anos de WSpecem

Este mês de Maio faz 25 anos que o WSpecem foi lançado na Internet para Windows 95, como o primeiro emulador de ZX Spectrum (48K) para Windows, o primeiro open source a usar a tecnologia "pioneira" de WinG e primeiro emulador Português de ZX Spectrum.

O WSpecem pretendia ser um emulador simples, carregar e gravar múltiplos formatos de snapshots. Trazia também na package de instalação automática, o TAPE2TAP, um utilitário DOS em código máquina para digitalizar cassetes em formato TAP, a partir da porta LTP ou SoundBlaster de 1995, do mesmo autor.

Na realidade, o WSpecem foi uma grande melhoria do core do EmZ80,  escrito em 1990, como ambiente desenvolvimento / debugging Z80 / Spectrum em MSDOS, e para ser portável entre arquitecturas Unix; o core de emulação em WSpecem foi devidamente testado com 4.000 a 5.000 snapshots antes de ser lançado na Internet (o mesmo autor fez port do core do em Z80 / WSpecem e escreveu o QtSpecem e o debugZ80 ano passado,  corrigindo o core de emulação para ficar full compliant Z80 ). O QtSpecem tem um fork e ainda contribuições de outro português, o Álvaro Lopes.

O WSpecem, como primeiro emulador de Windows, é muito simples de usar e teve o seu sucesso, a sua época e os seus seguidores, foi publicado em revistas e DVD's um pouco por todo o mundo, e o autor recebeu várias cartas de utilizadores (entre as quais do Jorge Pais). Contrariamente aos planos iniciais, o core de emulação do WSpecem foi escrito inteiramente numa linguagem de alto nível, C, e corre a 100% da velocidade num 486 a 33MHz ou superior (entre o emulador inicial, o desfasamento entre os planos e correspondentes saltos tecnológicos, e o próprio atraso do projecto, sendo que o emulador já estaria em fase beta desde Setembro de 1995, deixou de existir a necessidade de implementar o core da emulação em assembly i386).

Inclusive, ideias e truques descobertos pelo autor a fazer reverse engineering do Z80, dos formatos de snapshots e reverse engineering do próprio código máquina JPP de como carregar devidamente ficheiros SNA, ainda hoje fazem parte do comp.sys.sinclair FAQ e da leitura de outros autores de emuladores. O autor esteve bastante activo no comp.sys.sinclair newsgroup e em dalnet IRC em 1996, a discutir pormenores com outros "pioneiros" de emulação. 

O código do projecto WSpecem foi usado noutros emuladores, notavelmente o código assembly do TAPE2TAP adoptado pelo emulador Warajevo para carregar cassetes (para o qual o autor também contribui com um patch binário ao executável, corrigindo uma situação em que o Warajevo crashava).

Em Dezembro de 1996, o autor do WSpecem também lançou um site web com uma form para distribuir o emulador via email, e um site FTP português com a sua colecção inteira de snapshots Z80 / TAP, que esteve activo por meia dúzia de anos.

Recentemente, o autor também tem contribuído com artigos técnicos para o planeta Sinclair, ajuda a recuperar software antigo, know-how de TZX, hackar jogos reengineering do Pirata e edição de um Pirata look-alike para modelos 128K, e como co-editor do "Index to the Spectrum ROM for Machine Code Programmers".

16th May 1996

. Now emulation can load properly .SLT files and it's levels, after complaints from

Damien;

. v1.0 Released.


15th May 1996

. Corrected it, didn't release memory when leaving;

. Sent v0.01.05b to Damien and Cotrina;

. Correct a few mistakes from the documentation;

. Included WSpeEm.ico designed by Damien Burke;

. Modified scheme names presentation on the windows caption, Model 3 to Issue

3 in the options menu and F5 to reset after Damien Burke suggestions;

. Forgot to modify version and sent it to Cotrina;

. Prevent saving a snapshot which extension is not recognised, following a

complaint from Damien Burke;

. Released to the public.

Sem comentários:

Enviar um comentário